“Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Junior
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente monografia consiste no estudo do marketing de nostalgia como estratégia discursiva na construção da turnê “Nossa História”, que firma o breve retorno da dupla de música pop brasileira Sandy e Junior em 2019. Assim, nosso objetivo geral buscou analisar como foi construída a comunicação da turnê “Nossa História” a partir do marketing de nostalgia. Para isso, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010), com a triangulação de técnicas, que s ...
A presente monografia consiste no estudo do marketing de nostalgia como estratégia discursiva na construção da turnê “Nossa História”, que firma o breve retorno da dupla de música pop brasileira Sandy e Junior em 2019. Assim, nosso objetivo geral buscou analisar como foi construída a comunicação da turnê “Nossa História” a partir do marketing de nostalgia. Para isso, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010), com a triangulação de técnicas, que se deu por meio dos métodos de observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O campo de estudo compreendeu a série documental e biográfica de Sandy e Junior “A História”, tendo como corpus o show gravado da turnê “Nossa História”, ambos disponíveis na plataforma de streaming Globoplay. Os resultados obtidos evidenciam que o show oficial da turnê “Nossa História” acionou sete proposições concernentes ao marketing de nostalgia na sua construção discursiva, como, a memória afetiva em grupo; a nostalgia relacionada a infância, adolescência e juventude; a retromania e retrochic; a nostalgia como prática social; a nostalgia como narrativa e discurso; a nostalgia “de primeira vez” e o imaginário do passado. Isto é, interseccionou memórias da infância e adolescência tanto dos artistas quanto do público, por meio da criação de um imaginário do passado a partir de elementos do presente. Também observamos que o show da turnê se utilizou de recursos tecnológicos para uma reapresentação da história da carreira dos artistas, estabelecendo uma narrativa a partir da memória afetiva do público em relação a produção de Sandy e Junior. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
Este item está licenciado na Creative Commons License