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dc.contributor.advisorLasta, Elisangelapt_BR
dc.contributor.authorCruz, Alice Weber dapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T04:37:38Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234878pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia consiste no estudo do marketing de nostalgia como estratégia discursiva na construção da turnê “Nossa História”, que firma o breve retorno da dupla de música pop brasileira Sandy e Junior em 2019. Assim, nosso objetivo geral buscou analisar como foi construída a comunicação da turnê “Nossa História” a partir do marketing de nostalgia. Para isso, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010), com a triangulação de técnicas, que se deu por meio dos métodos de observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O campo de estudo compreendeu a série documental e biográfica de Sandy e Junior “A História”, tendo como corpus o show gravado da turnê “Nossa História”, ambos disponíveis na plataforma de streaming Globoplay. Os resultados obtidos evidenciam que o show oficial da turnê “Nossa História” acionou sete proposições concernentes ao marketing de nostalgia na sua construção discursiva, como, a memória afetiva em grupo; a nostalgia relacionada a infância, adolescência e juventude; a retromania e retrochic; a nostalgia como prática social; a nostalgia como narrativa e discurso; a nostalgia “de primeira vez” e o imaginário do passado. Isto é, interseccionou memórias da infância e adolescência tanto dos artistas quanto do público, por meio da criação de um imaginário do passado a partir de elementos do presente. Também observamos que o show da turnê se utilizou de recursos tecnológicos para uma reapresentação da história da carreira dos artistas, estabelecendo uma narrativa a partir da memória afetiva do público em relação a produção de Sandy e Junior.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de nostalgiapt_BR
dc.title“Diz pra mim que a gente vai se encontrar”: o marketing de nostalgia como uma estratégia discursiva na turnê “Nossa História” da dupla Sandy e Juniorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136629pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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