O documentário ensaístico editorial de Petra Costa: uma análise de Democracia em Vertigem
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Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Diante do grande fluxo informacional diário, fatos importantes esvaem-se em nossa memória e debates necessários não encontram espaço para realizar-se. O cinema, com suas possibilidades estéticas, pode contribuir para uma maior reflexão a respeito da história cotidiana. Essa possível conexão entre a atualidade da história e artifícios narrativos e cinematográficos é o problema proposto para esta pesquisa, que buscou investigar o ensaístico editorial no documentário Democracia em Vertigem (2019), ...
Diante do grande fluxo informacional diário, fatos importantes esvaem-se em nossa memória e debates necessários não encontram espaço para realizar-se. O cinema, com suas possibilidades estéticas, pode contribuir para uma maior reflexão a respeito da história cotidiana. Essa possível conexão entre a atualidade da história e artifícios narrativos e cinematográficos é o problema proposto para esta pesquisa, que buscou investigar o ensaístico editorial no documentário Democracia em Vertigem (2019), de Petra Costa, suas características próprias e licença poética. Para isso, utilizou-se o conceito de ensaio no cinema, através de autores como Consuelo Lins (2010, 2012, 2015), Timothy Corrigan (2015), Gabriela Almeida (2015) e Francisco Elinaldo Teixeira (2015, 2019). Após a compreensão do que caracteriza o ensaio e sua investigação editorial, buscou-se embasamento teórico para realizar a análise fílmica. Em termos metodológicos, o livro Lendo as imagens do Cinema (2009), de Laurent Jullier e Michel Marie, além de considerações de cineastas registrados em livros, entrevistas, cartas, vídeos e outros materiais, também contribuíram para esta proposta de pesquisa. Ao decifrar detalhes do documentário, a análise demonstrou algumas articulações possíveis para a realização do ensaístico editorial: aspectos subjetivos da diretora e de personagens, bem como o uso crítico de dispositivos narrativos e materiais de arquivo, de forma a retomar e reconstruir acontecimentos que ainda exigem reflexão em nosso país. ...
Abstract
Given the large daily informational flow, important facts fade from our memory and necessary reflections do not find space to happen. The cinema, with its aesthetic possibilities, can contribute to a necessary reflection on everyday history. Possible connections between this actuality of history and narrative and cinematographic artifices is the problem proposed for this research, which seeked to investigate the editorial essay in Petra Costa's documentary The Edge of Democracy (2019), its own ...
Given the large daily informational flow, important facts fade from our memory and necessary reflections do not find space to happen. The cinema, with its aesthetic possibilities, can contribute to a necessary reflection on everyday history. Possible connections between this actuality of history and narrative and cinematographic artifices is the problem proposed for this research, which seeked to investigate the editorial essay in Petra Costa's documentary The Edge of Democracy (2019), its own characteristics and poetic license. To that end, the concept of film essay was used, through authors such as Consuelo Lins (2010, 2012, 2015), Timothy Corrigan (2015), Gabriela Almeida (2015) and Francisco Elinaldo Teixeira (2015, 2019). After comprehending what characterizes the essay and its editorial investigation, a theoretical basis was sought to realize the film analysis. In methodological terms, the book Reading the images of Cinema (2009), from Laurant Jullier and Michel Marie, as well as considerations by filmmakers found in books, interviews, letters, videos and other materials, also contributed to this research proposal. By deciphering details of the documentary, the analysis has shown some possible articulations for the realization of the editorial essay: subjective aspects of the director and characters, as well as the critical use of narrative devices and archival materials, in order to resume and reconstruct events that still require reflection in our country. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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