Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchwingel, Paulo Adrianopt_BR
dc.contributor.authorCampos, Maria Elda Alves de Lacerdapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-04T04:37:21Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234762pt_BR
dc.description.abstractA violência no âmbito escolar envolvendo adolescentes nas suas mais variadas expressões, configura um grave problema de saúde pública, caracterizando um cenário de grande complexidade. Essa tese aborda a tessitura da violência, motivação e manifestações no ambiente escolar. O objetivo foi estudar as manifestações da violência no ambiente escolar a partir da literatura científica, de informações epidemiológicas brasileiras e das narrativas de professores do ensino médio de escolas públicas. Foram produzidos cinco trabalhos científicos, um artigo de revisão bibliográfica sistematizada, três artigos com dados secundários originados do banco do SINAN/DATASUS/MS, com abordagem quantitativa, e o quinto artigo com dados primários aplicando a técnica de grupo focal a partir das narrativas de professores do ensino médio. Verificou-se que a literatura investigada contribuiu para a compreensão dos aspectos envolvidos nas relações entre os estudantes e deles com a instituição escolar. A violência vivenciada pelos adolescentes, estudantes assumiu diferentes faces. Nas regiões e no Brasil os eventos violentos apresentaram tendência crescente. Houve um predomínio do sexo masculino como agressor e do feminino como vítima. Dentre as várias formas de violência, o bullying foi a mais presente no espaço escolar, manifestado por atos de violência verbal e física, esse tipo também foi identificado sob a ótica de professores. Ressalta-se a necessidade do fortalecimento das ações de vigilância das violências, a fim de dar maior visibilidade a esse “agravo”, ainda bastante subnotificado, com o intuito de revelar sua real magnitude. Os resultados desses estudos poderão contribuir para o planejamento e o desenvolvimento de ações intersetoriais visando à prevenção da violência e atenção aos adolescentes.pt_BR
dc.description.abstractViolence in the school environment involving adolescents in its most varied expressions constitutes a serious public health problem, characterizing a scenario of great complexity. This thesis addresses the texture of violence, motivation, and manifestations in the school environment. The objective was to study the manifestations of violence in the school environment based on scientific literature, Brazilian epidemiological information, and the narratives of high school teachers in public schools. Five scientific papers were produced, one systematic bibliographic review article, three articles with secondary data originating from the SINAN/DATASUS/MS database, with a quantitative approach, and the fifth article with primary data applying the focus group technique from the narratives of high school teachers. It was found that the investigated literature contributed to the understanding of the aspects involved in the relationships between students and between them and the school institution. The violence experienced by teenagers; students took on different faces. In the regions and in Brazil, violent events showed an increasing trend. There was a predominance of males as aggressors and females as victims. Among the various forms of violence, bullying was the most present in the school space, manifested by acts of verbal and physical violence, this type was also identified from the perspective of teachers. It emphasizes the need to strengthen the surveillance of violence, to give greater visibility to this “injury”, which is still largely underreported, to reveal its real magnitude. The results of these studies may contribute to the planning and development of intersectoral actions aimed at preventing violence and caring for adolescents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectViolenceen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectViolência : Adolescentept_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEpidemiologyen
dc.titleA tessitura da violência : motivação e manifestações no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001136772pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples