Corpos que não importam : mulheres travestis nos livros didáticos de Geografia
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A intenção central desta pesquisa foi construir visibilidade de gênero travesti numa prática educativa transgressora dos conteúdos do ensino de Geografia nos livros didáticos de Geografia do 7º Ano. Todo o trabalho foi feito mediante uma análise bibliográfica para respaldo e embasamento teórico acerca dos livros didáticos e questões relacionadas a gênero e sexualidade, considerando-se também a participação de alunos envolvidos na pesquisa. O trabalho teve contribuição de pessoas travestis, em c ...
A intenção central desta pesquisa foi construir visibilidade de gênero travesti numa prática educativa transgressora dos conteúdos do ensino de Geografia nos livros didáticos de Geografia do 7º Ano. Todo o trabalho foi feito mediante uma análise bibliográfica para respaldo e embasamento teórico acerca dos livros didáticos e questões relacionadas a gênero e sexualidade, considerando-se também a participação de alunos envolvidos na pesquisa. O trabalho teve contribuição de pessoas travestis, em contato on-line, para a compreensão de identidade de gênero e sua existência espacial. Já os relatos dos alunos produzidos nas e pelas imagens de mulheres cis serviram para espacializar a história de lugares negados ou “dentro do armário”, tendo em vista que o significado de ser homem ou de ser mulher depende de um contexto que é oferecido pelo espaço e é relacional. Essas construções estão submetidas a leis e regulações em que cada época e sociedade estabelece o que pode ser permitido e o que pode ser transgressor. Ao tomarmos conhecimento do mundo pelas imagens, vemos como a educação do olhar é importante na geografia escolar. Portanto, neste estudo, analiso os relatos das atividades propostas sem julgamentos e, sim, como momento de opinar sobre o tema e montar mosaico de imagens de mulheres em diferentes escalas espaciais e temporais, numa tentativa de estimular a imaginação e a escrita, bem como o espírito crítico. Através dos relatos das atividades, é possível combater estereótipos, preconceitos e discriminações presentes nos conteúdos dos livros didáticos. Trata-se de dar voz às mulheres travestis silenciadas nas páginas dos livros. ...
Abstract
The main intention of this research was to build visibility of the transvestite gender in an educational practice that transgresses the contents of teaching Geography in the 7th Grade Geography textbooks. All work done through a bibliographic analysis to support and theoretically support textbooks and issues related to gender and sexuality. Also considering the participation of students involved in the research. The work was contributed by transvestite people in contact online as an understandi ...
The main intention of this research was to build visibility of the transvestite gender in an educational practice that transgresses the contents of teaching Geography in the 7th Grade Geography textbooks. All work done through a bibliographic analysis to support and theoretically support textbooks and issues related to gender and sexuality. Also considering the participation of students involved in the research. The work was contributed by transvestite people in contact online as an understanding of gender identity and their spatial existence. The students' reports produced in and by the images of cis women served to spatialize the history of denied places or inside the closet, considering that the meaning of being a man or being a woman depends on a context that is offered by the space and is relational . These constructions are subject to laws and regulations where each time and society establishes what can be allowed and what can be transgressive. When we get to know the world through images, we see how the education of the look is important in school geography. Therefore, in this study, I analyze the reports of the proposed activities without judgments, but rather a moment to express an opinion on the theme and assemble a mosaic of images of women in different spatial and temporal scales in an attempt to stimulate imagination and writing, as well as a critical spirit. Through the reports of the activities, it is possible to combat stereotypes, prejudices and discrimination in the contents of textbooks. It is about giving voice to transvestite women silenced in the pages of books. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Geografia (845)
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