Adoção de business analytics na contabilidade
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A crescente evolução digital associada a mercados cada vez mais competitivos, marcados pelas mudanças no perfil dos clientes, gera oportunidades e ameaças às organizações, que precisam entender os contextos em que estão inseridas, antecipando-se a mudanças rapidamente e tomando decisões assertivas. Soma-se a isso o aumento exponencial dos dados cada vez mais disponíveis, tornando-se um recurso valioso que, se bem explorado, pode impactar no crescimento dos negócios. Diante disso, muitas organiz ...
A crescente evolução digital associada a mercados cada vez mais competitivos, marcados pelas mudanças no perfil dos clientes, gera oportunidades e ameaças às organizações, que precisam entender os contextos em que estão inseridas, antecipando-se a mudanças rapidamente e tomando decisões assertivas. Soma-se a isso o aumento exponencial dos dados cada vez mais disponíveis, tornando-se um recurso valioso que, se bem explorado, pode impactar no crescimento dos negócios. Diante disso, muitas organizações buscam ferramentas para bem explorar o potencial dos dados, destacando-se o Business Analytics. Business Analytics (BA) refere-se ao uso de dados, associados a análises estatísticas e métodos quantitativos, usados para fornecer aos gestores melhores informações sobre suas operações, apoiando a tomada de decisão organizacional. Por este motivo, autores apontam que a área contábil deve destacar-se no uso de business analytics, contudo pesquisas indicam que essa aproximação está lenta e que há poucas evidências empíricas da adoção de business analytics no campo contábil. Nesse contexto, a presente pesquisa busca identificar antecedentes e efeitos da adoção de business analytics na contabilidade, de acordo com a literatura, profissionais de contabilidade, especialistas e early adopters. Para atender este objetivo esta pesquisa foi organizada em três artigos que buscam: (i) apresentar iniciativas de adoção de business analytics pela contabilidade, segmentadas por área contábil e finalidade de uso, de acordo com a literatura, (ii) analisar potenciais antecedentes da adoção de business analytics, de acordo com profissionais de contabilidade e (iii) analisar iniciativas de adoção de business analytics factíveis à contabilidade e seus potenciais efeitos, de acordo com especialistas e early adopters. Os resultados da pesquisa fornecem elementos importantes que reiteram a forte relação entre business analytics e contabilidade. Dentre estes, destacam-se: (i) lista das iniciativas de uso, segmentadas por área contábil e por finalidades de uso; e agrupamento das iniciativas de uso em uma proposta de taxonomia validada por especialistas; (ii) levantamento de elementos direcionadores da adoção, de acordo com o modelo TOE; e identificação das características da tarefa, da tecnologia e do indivíduo que corroboram para o fit entre business analytics e contabilidade, à luz do modelo TTF; (iii) e, por fim, identificação dos efeitos potenciais e reais gerados pelo uso de BA na contabilidade, a partir da análise de 28 unidades de análise, sendo 11 casos de adoção. Esta pesquisa contribui tanto para o meio acadêmico, quanto prático, pois evidencia que o uso de BA produz efeitos benéficos para o campo contábil, existindo fit entre as tarefas contábeis e analytics. Outra importante contribuição foi o desenvolvimento de um mapa sugestivo por meio de um portfólio de possibilidades de uso, visando facilitar processos de implantação. A área contábil, mesmo inserida em organizações como área de apoio, ao fazer uso de analytics, tendo como principal fonte de dados as informações contábeis, pode ser geradora de análises e insights que permitam aos diversos gestores organizacionais obter maior conhecimento de suas operações e, consequentemente, tomar ações mais assertivas. ...
Abstract
Raising digital evolution, associated with increasingly competitive markets, marked by the change in customers profile, generates opportunities and threats to organizations that need to understand the contexts in which they are inserted by quickly anticipating changes and making decisive decisions. Added to it is the exponential increase of more and more available data, becoming a valuable resource that, once well explored, might impact business growth. That said, many organizations look for to ...
Raising digital evolution, associated with increasingly competitive markets, marked by the change in customers profile, generates opportunities and threats to organizations that need to understand the contexts in which they are inserted by quickly anticipating changes and making decisive decisions. Added to it is the exponential increase of more and more available data, becoming a valuable resource that, once well explored, might impact business growth. That said, many organizations look for tools to well explore the data potential, highlighting Business Analytics. Business Analytics (BA) refers to the data usage associated with statistical analysis and quantitative methods used to provide managers better information about their operations, supporting organizational decision making. Because of that, the authors point that the accounting area should stand out in business analytics usage. Nevertheless, research indicates that this approach is slow and that there is little empirical evidence about adopting business analytics in the accounting field. In this context, this research sought to identify antecedents and effects of the adoption of business analytics in accounting, according to the literature, accounting professionals, specialists, and early adopters. To understand this objective we organized this research into three papers that aim: (i) to introduce initiatives of business analytics adoptions by accounting, segmented by accounting area and purpose of use, according to the literature, (ii) to analyze potential antecedents of adoption of business analytics, according to accounting professionals, and (iii) to analyze initiatives of feasible business analytics adoption to accounting and its potential effects, according to experts and early adopters. The research results provide fundamental elements that reiterate the strong relationship between business analytics and accounting. Among these, the following stand out: (i) list of usage initiatives, segmented by accounting areas and by the purpose of use, and grouping of usage initiatives in a taxonomy proposition validated by specialists; (ii) survey of elements that drive adoption, according to the TOE model; and identification of the task, the technology, and the individual characteristics that corroborate to the fit between business analytics and accounting, in light of the TTF model; (iii) and, ultimately, identification of the potential and actual effects generated by the BA usage in accounting, based on the analysis of 28 units of study, 11 of which were adoption cases. This research contributes to both the academic and practical environments because it evidences that the BA usage produces beneficial effects to the accounting field with a fit between the accounting tasks and analytics. Another key contribution was the development of a suggestive map through a portfolio of usage possibilities, aiming to facilitate deployment processes. The accounting area, even within organizations as a supporting area, when using analytics with accounting information as the principal source of data, can be a generator of analysis and insights that allow the various organizational managers to obtain a superior knowledge of their operations and, consequently, making more decisive decisions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)Administração (1959)
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