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dc.contributor.advisorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Patrese Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-16T04:30:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233013pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um relato histórico sobre a vida e obra da astrofísica britânicoestadunidense Cecilia Helena Payne-Gaposchkin (1900 – 1979), cuja trajetória pessoal esteve envolta em dificuldades enfrentadas, enquanto mulher cientista, para ingressar e permanecer na carreira profissional e na busca por reconhecimento e ascensão acadêmica. Está focado, principalmente, em seu papel fundamental na determinação da abundância relativa dos elementos químicos nas atmosferas das estrelas, no período de realização de sua pesquisa de doutorado, entre 1923 e 1925. Para tal, se tomou por base tanto publicações da época, realizadas pela própria cientista e também por seus pares, quanto fontes posteriores que tratam de sua história de vida e carreira profissional, analisadas dentro do contexto das perspectivas historiográficas atuais, através das bases conceituais da Teoria Fundamentada em Dados de Strauss e Corbin, da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira, da Epistemologia de Fleck e da Crítica Feminista à Ciência de Schiebinger. Entendeu-se que a tese de doutorado de Payne representa um marco na Astrofísica, por apontar a homogeneidade da composição das estrelas e a alta concentração de hidrogênio e hélio nas atmosferas estelares em relação aos demais elementos químicos analisados. Este último achado contrariava o estilo de pensamento então vigente, no qual elementos metálicos, como o ferro, teriam maior preponderância. Mesmo diante de tal feito, entendido como pioneiro, Cecilia Payne permaneceu subvalorizada profissionalmente por ser mulher, com progresso lento e continuamente desvalorizado, tendo seu legado encoberto.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a historical account of the life and work of British-American astrophysicist Cecilia Helena Payne-Gaposchkin (1900-1979), whose personal trajectory was shrouded in difficulties faced as a woman scientist to enter and remain in a professional career and in the search for recognition and academic advancement. It is mainly focused on her fundamental role in determining the relative amount of chemical elements in the atmospheres of stars, during the period of her doctoral research, between 1923 and 1925. For that, we took as a basis publications of the time, made by the scientist herself and also by her peers, as well as later sources that deal with her life history and professional career, analyzed within the context of current historiographic perspectives, through the conceptual bases of Strauss and Corbin's Ground Based Theory, Moreira's Theory of Critical Meaningful Learning, Fleck's Epistemology and from Schiebinger's Feminist Critique of Science. It was understood that Payne's doctoral thesis represents a milestone in Astrophysics, as it points to homogeneity in the composition of stars and the concentration of hydrogen and helium in stellar atmospheres in relation to other chemical elements. This last finding contradicted the then current thought style, in which metallic elements, such as iron, had greater preponderance. Even in the face of this feat, understood as a pioneer, Cecilia Payne remained professionally undervalued for being a woman, with slow progress and continuously undervalued, having her legacy covered up.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of scienceen
dc.subjectPayne-Gaposchkin, Ceciliapt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectWomen in the history of scienceen
dc.subjectMulheres na ciênciapt_BR
dc.subjectAstrophysicsen
dc.subjectAstrofísicapt_BR
dc.titleUma estrela eclipsada na Ciência : um resgate histórico de Cecilia Payne e seu papel na determinação da composição estelarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coAlves-Brito, Alanpt_BR
dc.identifier.nrb001133179pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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