Olhos de poder sobre o currículo
Visualizar/abrir
Data
1996Autor
Tipo
Outro título
Eyes of power on the curriculum
Resumo
O ensaio analisa os "olhos" sobre as crianças-de-escola, que produzem a biopolitica escolar da Modernidade. As operações textuais articulam uma análise arqueo-genealógica, ao modo foucaultiano, do conjunto interdiscursivo formado por três positividades: a pedagogia, a medicina clínica e ajurisprudência penal/normativa; descrevendo alguns dos isomorfismos que o atravessam e produzem as tecnologias avaliativas da observação, auto-avaliação e Pareceres Descritivos; estabelecendo correlações e anal ...
O ensaio analisa os "olhos" sobre as crianças-de-escola, que produzem a biopolitica escolar da Modernidade. As operações textuais articulam uma análise arqueo-genealógica, ao modo foucaultiano, do conjunto interdiscursivo formado por três positividades: a pedagogia, a medicina clínica e ajurisprudência penal/normativa; descrevendo alguns dos isomorfismos que o atravessam e produzem as tecnologias avaliativas da observação, auto-avaliação e Pareceres Descritivos; estabelecendo correlações e analogias com o campo institucional da escola; os processos politicos e culturais; e os exercicios de poder-saber e verdade para a prática curricular, as crianças e seus grupos sociais. ...
Abstract
The ensay analyses the "eyes" on school-children, which produce the school biopolitics of Modernity. The textual operations articulate an archeo-genealogical analysis, in the foucaultian manner, ofthe interdiscoursive set formed by three positivities: pedagogy, clinicai medicine and the criminal/normative jurisprudence; describing some of the isomorphisms which permeate it and produce the evaluational technologies of observation, self-assessment and Descriptive Opinions; establishing correlatio ...
The ensay analyses the "eyes" on school-children, which produce the school biopolitics of Modernity. The textual operations articulate an archeo-genealogical analysis, in the foucaultian manner, ofthe interdiscoursive set formed by three positivities: pedagogy, clinicai medicine and the criminal/normative jurisprudence; describing some of the isomorphisms which permeate it and produce the evaluational technologies of observation, self-assessment and Descriptive Opinions; establishing correlations and analogies with the institutional field of school; political and cultural practices; and the exercises ofpower-knowledge and truth for the curricular practice, the children and their social groups. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 46-70
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42138)Ciências Humanas (7285)
Este item está licenciado na Creative Commons License
