Olhos de poder sobre o currículo
dc.contributor.author | Corazza, Sandra Mara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T04:25:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1996 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/231986 | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensaio analisa os "olhos" sobre as crianças-de-escola, que produzem a biopolitica escolar da Modernidade. As operações textuais articulam uma análise arqueo-genealógica, ao modo foucaultiano, do conjunto interdiscursivo formado por três positividades: a pedagogia, a medicina clínica e ajurisprudência penal/normativa; descrevendo alguns dos isomorfismos que o atravessam e produzem as tecnologias avaliativas da observação, auto-avaliação e Pareceres Descritivos; estabelecendo correlações e analogias com o campo institucional da escola; os processos politicos e culturais; e os exercicios de poder-saber e verdade para a prática curricular, as crianças e seus grupos sociais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The ensay analyses the "eyes" on school-children, which produce the school biopolitics of Modernity. The textual operations articulate an archeo-genealogical analysis, in the foucaultian manner, ofthe interdiscoursive set formed by three positivities: pedagogy, clinicai medicine and the criminal/normative jurisprudence; describing some of the isomorphisms which permeate it and produce the evaluational technologies of observation, self-assessment and Descriptive Opinions; establishing correlations and analogies with the institutional field of school; political and cultural practices; and the exercises ofpower-knowledge and truth for the curricular practice, the children and their social groups. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 46-70 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Culture | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Power | en |
dc.subject | Identity | en |
dc.subject | School-childhood | en |
dc.title | Olhos de poder sobre o currículo | pt_BR |
dc.title.alternative | Eyes of power on the curriculum | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000189506 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39552)Ciências Humanas (6795)