Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-18T04:25:03Zpt_BR
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231986pt_BR
dc.description.abstractO ensaio analisa os "olhos" sobre as crianças-de-escola, que produzem a biopolitica escolar da Modernidade. As operações textuais articulam uma análise arqueo-genealógica, ao modo foucaultiano, do conjunto interdiscursivo formado por três positividades: a pedagogia, a medicina clínica e ajurisprudência penal/normativa; descrevendo alguns dos isomorfismos que o atravessam e produzem as tecnologias avaliativas da observação, auto-avaliação e Pareceres Descritivos; estabelecendo correlações e analogias com o campo institucional da escola; os processos politicos e culturais; e os exercicios de poder-saber e verdade para a prática curricular, as crianças e seus grupos sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe ensay analyses the "eyes" on school-children, which produce the school biopolitics of Modernity. The textual operations articulate an archeo-genealogical analysis, in the foucaultian manner, ofthe interdiscoursive set formed by three positivities: pedagogy, clinicai medicine and the criminal/normative jurisprudence; describing some of the isomorphisms which permeate it and produce the evaluational technologies of observation, self-assessment and Descriptive Opinions; establishing correlations and analogies with the institutional field of school; political and cultural practices; and the exercises ofpower-knowledge and truth for the curricular practice, the children and their social groups.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 46-70pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultureen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPoweren
dc.subjectIdentityen
dc.subjectSchool-childhooden
dc.titleOlhos de poder sobre o currículopt_BR
dc.title.alternativeEyes of power on the curriculum en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000189506pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples