Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha Neto, Ivanpt_BR
dc.contributor.authorFuscaldi, Kelliane da Consolaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-18T04:23:58Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231928pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal deste estudo consistiu em compreender o conceito aplicado de horta escolar no contexto da inovação do setor público, focando na multifuncionalidade da horta e na metodologia do hackathon para propor o desenvolvimento de solução tecnológica para expansão do Projeto Hortas Pedagógicas. Tal Projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério da Cidadania e a Embrapa e contou com o apoio do FNDE. Os objetivos específicos estavam relacionados à apresentação de um panorama dos trabalhos relacionados ao tema horta escolar; à análise crítica da avaliação do processo de implantação e manutenção da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas; e, à proposição de um planejamento para a realização de uma competição de hackathon visando encontrar uma solução tecnológica para expansão do Projeto. Trata-se de estudo construído a partir de uma abordagem mista, de natureza aplicada, e, classificado como uma pesquisa exploratório-descritiva. Adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: revisão sistemática, análise de conteúdo, análise bibliométrica, nuvem de palavras, análise de similitude e análise documental. Como ferramentas auxiliares, foram utilizados o software Iramuteq e a metodologia Project Model Canvas. Os resultados da pesquisa foram apresentados no formato de artigos científicos. Em relação às hortas escolares, os resultados apontam que se trata de um campo do conhecimento composto por estudos recentes, concentrados em instituições norte americanas. Entretanto, os estudos têm sido publicados em diferentes periódicos, classificados em diversas áreas de pesquisa. Verificou-se que a amostragem de estudos é emblemática ao contexto proposto de investigação e que oito agrupamentos temáticos centralizam a discussão sobre o tema. A análise da avaliação do processo de implantação e manutenção da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas mostrou que os objetivos iniciais propostos para o Projeto foram alcançados, que a assistência técnica especializada é fundamental tanto para o processo de implantação quanto o de manutenção das hortas e que é necessário que as escolas recebam recursos para manutenção do Projeto. A partir desta análise, propôs-se uma iniciativa de expansão do Projeto a partir de uma competição de hackathon. Por fim, foram apresentadas as considerações finais, destacando-se as contribuições da pesquisa, suas limitações e propostas para novos estudos.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study was to understand the applied concept of the school garden in the context of public sector innovation, focusing on the multifunctionality of the garden and the hackathon methodology to propose the development of a technological solution for the expansion of the Pedagogical Gardens Project. This Project was developed from a partnership between the Ministry of Citizenship and Embrapa and had the support of FNDE (National Education Development Fund). The specific objectives were related to the presentation of an overview of studies related to the school garden theme; critical analysis of the evaluation of the implementation and maintenance process of the pilot phase of the Pedagogical Gardens Project; and, to the proposal of a plan to carry out a hackathon competition aiming to find a technological solution for the expansion of the Project. It is a study built from a qualitative and quantitative approach, and classified as an exploratory-descriptive research. Bibliographic and documentary research was adopted, using the following data analysis techniques: systematic review, content analysis, bibliometric analysis, word cloud, similarity analysis and documental analysis. As auxiliary tools, the Iramuteq software and the Project Model Canvas methodology were used. The research results were presented in the format of scientific articles. In relation to school gardens, the results indicate that it is a field of knowledge composed of recent studies, concentrated in North American institutions. Nevertheless, studies have been published in different journals, classified in diverse areas of research. It was found that the sampling of studies is emblematic of the proposed research context and that eight thematic groups centralize the discussion on the theme. The analysis of the evaluation of the implementation and maintenance process of the pilot phase of the Pedagogical Gardens Project showed that the initial objectives proposed for the Project were achieved, that specialized technical assistance is essential for both the implementation and maintenance process of the gardens and that it is necessary that schools receive resources to maintain the Project. Based on this analysis, an initiative to expand the Project based on a hackathon competition was proposed. Ultimately, the final considerations were presented, highlighting the contributions of the research, its limitations and proposals for further studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHorta escolarpt_BR
dc.subjectSchool gardenen
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectBibliometricsen
dc.subjectPolíticas públicas : Educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical Gardens Projecten
dc.subjectPublic policy assessmenten
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectHackathonen
dc.subjectProject Model Canvasen
dc.titleHortas escolares : análise da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas prevendo proposta de expansão por competição de hackathonpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001133746pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples