Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSchwingel, Paulo Adrianopt_BR
dc.contributor.authorPedrosa, Emerson Marinhopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-18T04:23:27Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231901pt_BR
dc.description.abstractCom a implantação da primeira Classe Hospitalar em Pernambuco no ano de 2015, o estado deu o primeiro passo para a inclusão de crianças e adolescentes rumo a garantia da escolarização dos estudantes em estado de adoecimento internados para tratamento de saúde. A tese, trouxe uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, associada ao levantamento teórico-científico no contexto hospitalar, tendo realizado uma análise com objetivos de buscar compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada na construção do conhecimento, através de contextos de aprendizagem para a formação do professor, a inclusão e escolarização do aluno/paciente inserido na educação especial da rede Municipal de Ensino do Recife. Com a proposta de acessarmos esse ambiente por meio do ensino das ciências, aprendemos a aprender com a Semear, no exame do material coletado, ao utilizarmos a análise textual discursiva, como auxílio à compreensão dos fenômenos investigados na Classe. Respaldados nas referências teóricas, o trabalho esclarece o percurso desta modalidade de ensino no Estado, as bases legais que a norteiam no Brasil, sua discussão na educação especial e inclusiva, e o caráter da formação docente especializada que deve compor esse espaço de saúde e escolarização, como um espaço de atendimento humanizado interdisciplinar, trazendo resultados onde o papel do ensino das ciências é promissor à compreensão de mundo dos estudantes e suas relações no cotidiano, tecidos por atitudes comportamentais diante dos fatos da vida, viabilizados pela humanização característica da Classe, o que possibilita a geração de uma aprendizagem significativa aos alunos/pacientes. Concluindo-se quanto a relevância da inclusão educacional para as crianças que necessitam de um atendimento que deve permear a educação e saúde, binômio de inclusão na Classe Hospitalar em todo o Estado de Pernambuco.pt_BR
dc.description.abstractWith the implementation of its first Hospital Class in 2015, the state of Pernambuco took the first step towards the inclusion of children and adolescents towards ensuring schooling for students in a state of illness and hospitalized for health treatment. The thesis brought a qualitative research, of the case study type, associated with a theoretical-scientific survey in the hospital context, having carried out an analysis with the objectives of seeking to understand Hospital Pedagogy as a distinguished proposal in the construction of knowledge, through contexts of learning for teacher training, the inclusion and schooling of the student/patient inserted in the special education section of the Municipal Teaching Network of Recife. With the purpose of accessing this environment through science teaching, we learned to learn with Semear by examining the collected material, using discursive textual analysis as an aid to understanding the phenomena investigated in the Class. Backed by theoretical references, the work clarifies the development of this teaching modality in the Pernambuco State, the legal bases that guides it in Brazil, its discussion on special and inclusive education, and the character of specialized teacher training that should comprise this space of health and schooling as a space for interdisciplinary humanized care, bringing results where the role of science education is promising for the understanding of the world of students and their daily relationships, woven by behavioral attitudes towards the facts of life, made possible by the humanization characteristic of the Class, which enables the generation of meaningful learning for students/patients. In conclusion, the relevance of educational inclusion for children who need care should permeate education and health, a binomial of inclusion in the Hospital Class throughout the State of Pernambuco.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectHospital classen
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectIllnessen
dc.titleConstruindo uma prática pedagógica : aprendendo a aprender com o ensino de ciências na Classe Hospitalar Semearpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001133744pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem