Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Master professional
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta a proposta de uma Sequência Didática (SD) para o ensino da Termoquímica como produto educacional para o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFRGS). A linha de pesquisa do programa em que esta dissertação se encaixa é Química Ambiental e Energia. A sequência didática é direcionada para os estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A escolha do tema e a construção do produto surgiram a partir de algumas observações feitas na minha prática do ...
Este trabalho apresenta a proposta de uma Sequência Didática (SD) para o ensino da Termoquímica como produto educacional para o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFRGS). A linha de pesquisa do programa em que esta dissertação se encaixa é Química Ambiental e Energia. A sequência didática é direcionada para os estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A escolha do tema e a construção do produto surgiram a partir de algumas observações feitas na minha prática docente. Muitos estudantes não conseguiam relacionar o estudo da Termoquímica com situações aplicadas no cotidiano e apresentavam uma linguagem incorreta dos conceitos científicos básicos. Além de não conseguir relacionar a Termoquímica como sendo um ramo da Termodinâmica. A pesquisa aborda o estudo da Termoquímica com foco na teoria da Aprendizagem Significativa fundamentada em David Ausubel e Marco Antonio Moreira. Através dessa SD pretendemos promover um ensino de Termoquímica com contextualização e que levará em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes. Ela está estruturada e apresenta seis aulas para o seu desenvolvimento. Propomos um material com diferentes metodologias de ensino, como aulas expositivas, aulas experimentais, sala invertida, apresentação oral, mapa conceitual e vídeo, enfim, diversas atividades que fazem o uso de organizadores prévios e subsunçores para promover a reconstrução daquele conhecimento que o estudante já carrega consigo. Um contraponto ao simples ensino da memorização mecânica. Para a elaboração do produto educacional, foram pesquisados diversos trabalhos na literatura para escolher os objetivos de avaliação e as estratégias de ensino que tivessem algum diferencial do que já foi realizado. Consideramos ser possível o desenvolvimento de novos saberes valorizando o conhecimento prévio dos estudantes. Ela está estruturada e apresenta seis aulas para o seu desenvolvimento. Propomos um material com diferentes metodologias de ensino, como aulas expositivas, aulas experimentais, sala invertida, apresentação oral, mapa conceitual e vídeo, enfim, diversas atividades que fazem o uso de organizadores prévios e subsunçores para promover a reconstrução daquele conhecimento que o estudante já carrega consigo. Um contraponto ao simples ensino da memorização mecânica. Para a elaboração do produto educacional, foram pesquisados diversos trabalhos na literatura para escolher os objetivos de avaliação e as estratégias de ensino que tivessem algum diferencial do que já foi realizado. Consideramos ser possível o desenvolvimento de novos saberes valorizando o conhecimento prévio dos estudantes. As atividades apresentam-se com ações diversificadas e embasadas em abordagens teóricas e contextualizadas. A contribuição deste trabalho é fornecer aos docentes do Ensino Médio uma sequência didática que possa auxiliá-los nas aulas de termoquímica, bem como, proporcionar aos seus estudantes a construção de uma aprendizagem significativa. ...
Abstract
This paper presents the proposal of a Didactic Sequence (SD) for the teaching of Thermochemistry as an educational product for the Professional Master's Degree Program in Chemistry in National Network (PROFQUI/UFRGS). The line of research of the program to which this dissertation belongs is Environmental Chemistry and Energy. The didactic sequence is directed to students in the second grade of high school. The choice of the theme and the construction of the product arose from some observations ...
This paper presents the proposal of a Didactic Sequence (SD) for the teaching of Thermochemistry as an educational product for the Professional Master's Degree Program in Chemistry in National Network (PROFQUI/UFRGS). The line of research of the program to which this dissertation belongs is Environmental Chemistry and Energy. The didactic sequence is directed to students in the second grade of high school. The choice of the theme and the construction of the product arose from some observations made in my teaching practice. Many students could not relate the study of thermochemistry to situations applied in everyday life and presented an incorrect language of basic scientific concepts. Besides not being able to relate Thermochemistry as a branch of Thermodynamics. The research approaches the study of Thermochemistry with a focus on the Meaningful Learning theory based on David Ausubel and Marco Antonio Moreira. Through this SD we intend to promote a teaching of Thermochemistry with contextualization and that will consider the students' previous knowledge. It is structured and presents six lessons for its development. We propose a material with different teaching methodologies, such as lectures, experimental classes, flipped classroom, oral presentation, concept map and video, in short, several activities that make use of previous organizers and subsumers to promote the reconstruction of that knowledge that the student already carries with him. A counterpoint to the simple teaching of mechanical memorization. For the elaboration of the educational product, several works in the literature were researched to choose the evaluation objectives and the teaching strategies that were different from what has already been done. We believe that it is possible to develop new knowledge by valuing the students' previous knowledge. The activities are presented with diversified actions based on theoretical and contextualized approaches. The contribution of this work is to provide high school teachers with a didactic sequence that can help them in thermochemistry classes, as well as provide their students with the construction of meaningful learning. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (5129)
This item is licensed under a Creative Commons License