Metafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamento
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Data
1997Tipo
Outro título
The metaphysics ofsubjectivity in education : the difficulties of disengagiment
Assunto
Resumo
Uma compreensão da educação hoje, seja enquanto crítica radical que reconhece a perda do princípio unificador do sistema pedagógico, seja enquanto reconstrução de seu possível sentido, implica no entendimento da metafísica da subjetividade. Isto é demarcado a partir de Descartes e Kant que são exemplares da instauração da consciência subjetiva, racional e autônoma que justificou o projeto educativo moderno. Com Nietzsche é sinalizada a crítica à metafísica, desfazendo a pretensão da razão autôn ...
Uma compreensão da educação hoje, seja enquanto crítica radical que reconhece a perda do princípio unificador do sistema pedagógico, seja enquanto reconstrução de seu possível sentido, implica no entendimento da metafísica da subjetividade. Isto é demarcado a partir de Descartes e Kant que são exemplares da instauração da consciência subjetiva, racional e autônoma que justificou o projeto educativo moderno. Com Nietzsche é sinalizada a crítica à metafísica, desfazendo a pretensão da razão autônoma produzir a verdade e fundamentar a moral. Devedora das ilusões geradas pela metafísica, a educação tem dificuldades de lidar com a perda de suas bases de justificação. ...
Abstract
Today's understanding about education, whereas a radical criticism that adrnits the loss of the unifying principIe of the pedagogical system, whereas a redefinition of its possible meaning, includes the understanding about metaphysics of subjectiveness. This idea was frrst determined by Descartes and Kant, who are examples of the beginning of subjective, rational and autonomous consciousness which justified the modem educative project. In Nietzsche we can observe the criticism towards metaphysi ...
Today's understanding about education, whereas a radical criticism that adrnits the loss of the unifying principIe of the pedagogical system, whereas a redefinition of its possible meaning, includes the understanding about metaphysics of subjectiveness. This idea was frrst determined by Descartes and Kant, who are examples of the beginning of subjective, rational and autonomous consciousness which justified the modem educative project. In Nietzsche we can observe the criticism towards metaphysics that put an end to the assumption that the autonomous reason could produce the truth and and set the bases to morality. Due to ilusions that were produced by metaphysics, education has faced some difficulties with the loss of its justification basis. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 81-94
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