Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPrestes, Nadja Mara Hermannpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T04:27:56Zpt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231242pt_BR
dc.description.abstractUma compreensão da educação hoje, seja enquanto crítica radical que reconhece a perda do princípio unificador do sistema pedagógico, seja enquanto reconstrução de seu possível sentido, implica no entendimento da metafísica da subjetividade. Isto é demarcado a partir de Descartes e Kant que são exemplares da instauração da consciência subjetiva, racional e autônoma que justificou o projeto educativo moderno. Com Nietzsche é sinalizada a crítica à metafísica, desfazendo a pretensão da razão autônoma produzir a verdade e fundamentar a moral. Devedora das ilusões geradas pela metafísica, a educação tem dificuldades de lidar com a perda de suas bases de justificação.pt_BR
dc.description.abstractToday's understanding about education, whereas a radical criticism that adrnits the loss of the unifying principIe of the pedagogical system, whereas a redefinition of its possible meaning, includes the understanding about metaphysics of subjectiveness. This idea was frrst determined by Descartes and Kant, who are examples of the beginning of subjective, rational and autonomous consciousness which justified the modem educative project. In Nietzsche we can observe the criticism towards metaphysics that put an end to the assumption that the autonomous reason could produce the truth and and set the bases to morality. Due to ilusions that were produced by metaphysics, education has faced some difficulties with the loss of its justification basis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 81-94pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMethaphysicen
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPhilosophy of educationen
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.titleMetafísica da subjetividade na educação : as dificuldades do desvencilhamentopt_BR
dc.title.alternativeThe metaphysics ofsubjectivity in education : the difficulties of disengagimenten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000217503pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem