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dc.contributor.advisorKonzen, Lucas Pizzolattopt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Amanda Kovalczuk de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:23:05Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230958pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa objetiva compreender a percepção do público assistido pelo Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SAJU-UFRGS) sobre a mediação de conflitos. Como problema, busca-se responder se a forma como a mediação é percebida pelo público assistido por núcleos de assessoria jurídica universitária popular encontra correspondência com as características principais indicadas pela produção acadêmica sobre o tema, a fim de identificar quais os aspectos da mediação que ainda não estão sendo adequadamente compreendidos na percepção popular. Quanto à metodologia, caracteriza-se como investigação exploratória, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a participação pessoal da pesquisadora como integrante do Grupo de Mediação. A primeira seção do trabalho consiste em uma revisão bibliográfica sobre a mediação de conflitos, abordando teoria do conflito, o conceito de mediação na pacificação social, os princípios da mediação, o papel do mediador e as finalidades do procedimento de mediação. A segunda seção do trabalho contextualiza o SAJU-UFRGS como assessoria jurídica popular universitária, aproxima a mediação de conflitos dos serviços jurídicos inovadores ali prestados e confronta os dados obtidos na primeira seção com os dados empíricos colhidos da aplicação dos questionários. As principais descobertas apontam dificuldades na apropriação pelo assistido do funcionamento da mediação em função da sua inserção na cultura do litígio, do imaginário de que o Poder Judiciário é o local adequado para a eliminação das controvérsias e da percepção de que o conflito é maiormente uma força negativa. Ao mesmo tempo, constata-se que os entrevistados atribuem elevado grau de importância à comunicação, à escuta e à satisfação emocional na resolução dos problemas, três aspectos fundamentais da mediação de conflitos.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo comprender la percepción del público asistido por el Servicio de Asesoría Jurídica Universitaria de la Universidad Federal de Río Grande del Sur (SAJU-UFRGS) sobre la mediación de conflictos. El problema planteado se propone a responder si la manera cómo la mediación es entendida por el público asistido por núcleos de asesoría jurídica universitaria popular tiene correspondencia con las características principales indicadas por la producción académica sobre el tema, con la finalidad de identificar cuáles son los aspectos que no son adecuadamente comprendidos por el entendimiento popular. La investigación es exploratoria y tiene como procedimientos metodológicos la revisión bibliográfica y el estudio de caso, además de basarse en informaciones recogidas por medio de la participación de la investigadora como integrante del Grupo de Mediación. La primera sección de este trabajo reúne una revisión bibliográfica sobre la mediación de conflictos, lo que incluye teoría del conflicto, el concepto de mediación en la pacificación social, los principios de la mediación, el oficio del mediador y las finalidades del procedimiento de mediación. La segunda sección contextualiza el SAJU-UFRGS como asesoría jurídica popular universitaria, relaciona la mediación de conflictos con los servicios jurídicos innovadores allí ofrecidos y confronta los datos obtenidos en la primera sección con los datos empíricos recogidos con los cuestionarios. Los descubrimientos más relevantes demuestran dificultades en la comprensión del funcionamiento de la mediación por el asistido, lo que posiblemente se debe a su inserción en la cultura del litigio, a la concepción de que el Poder Judicial es el medio adecuado para la eliminación de las controversias y a la percepción de que el conflicto es una fuerza negativa. Sin embargo, a la vez se constata que los entrevistados les atribuyen gran importancia a la comunicación, a la escucha y a la satisfacción emocional en la resolución de los problemas, tres elementos típicos de la mediación de conflictos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPaz (Filosofia)pt_BR
dc.subjectMediaciónes
dc.subjectAssessoria jurídica popularpt_BR
dc.subjectServicios jurídicos innovadoreses
dc.subjectAssessoria jurídica universitáriapt_BR
dc.subjectAsesoría Jurídica Popular Universitariaes
dc.subjectMediação : Conflitospt_BR
dc.subjectCultura de Pazes
dc.titlePercepções do público assistido por assessorias jurídicas universitárias populares sobre a mediação de conflitos : um estudo de caso do grupo de mediação do SAJU-UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061797pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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