Juventudes em situação de vulnerabilidade : possíveis intervenções de um profissional de educação física
dc.contributor.advisor | Amaral Júnior, Alpheu Ferreira do | pt_BR |
dc.contributor.author | Meneghetti, Roger Giacomini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-09T04:55:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230605 | pt_BR |
dc.description.abstract | O jovem vive uma fase crucial em que faz a passagem para a vida adulta, nesta etapa em que o ser humano tem experiências e molda conceitos que levará para a vida toda, por meio de experimentos cotidianos e relações sociais. Crescer em situação de vulnerabilidade socioeconômica parece ser um fator que dificulta a inserção na sociedade atual e na economia formal. O jovem em vulnerabilidade convive com presença de estigmas vinculados aos processos de exclusão relacionados à sociedade de consumo, por vezes se vê impelido a buscar alternativas, mesmo que signifique buscar caminhos que proporcionem conflitos com a lei ou que provoque problemas de contexto social e familiar. O texto mostra o processo de construção do entendimento do autor sobre os abrangentes saberes e potencialidades da área da educação física, para além dos braços tradicionais de conhecimento, em que se experimenta o trabalho multiprofissional. Tendo o entendimento da importância do tema, houve um grande avanço na implantação de projetos e serviços por parte do poder público nos últimos anos, para tanto, uma aproximação com a realidade do sujeito, sua subjetividade e com sua cultura é fundamental para que as tentativas de intervenção e cuidado tenham êxito. Sendo a equipe multiprofissional em saúde uma peça importante, pois potencialmente poderá trabalhar com os elementos apresentados acima, contribuindo para uma atenção integral ao sujeito. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.title | Juventudes em situação de vulnerabilidade : possíveis intervenções de um profissional de educação física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001132124 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Programa de Residência Integrada Multiprofissional de Saúde Mental Coletiva | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
Ciências Humanas (1948)