Geografia, espaço escolar e Hip-Hop: em busca da formação espacial cidadã com as juventudes da EMEM Emílio Meyer - Porto Alegre-RS
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo avaliar e refletir as relações entre os sujeitos do Ensino Médio (EM) e seu espaço escolar por meio de um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Médio (EMEM) Emílio Meyer, localizada no bairro Medianeira, em Porto Alegre/RS. Em sua metodologia, o autor – que também é professor de Geografia da escola – remeteu-se às práticas educativas em Hip-Hop, realizadas como articuladoras das vivências educativas com seus alunos e da relação dos jovens com a noção ...
O presente trabalho tem por objetivo avaliar e refletir as relações entre os sujeitos do Ensino Médio (EM) e seu espaço escolar por meio de um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Médio (EMEM) Emílio Meyer, localizada no bairro Medianeira, em Porto Alegre/RS. Em sua metodologia, o autor – que também é professor de Geografia da escola – remeteu-se às práticas educativas em Hip-Hop, realizadas como articuladoras das vivências educativas com seus alunos e da relação dos jovens com a noção de cidadania. O trabalho contextualiza a ideia de formação cidadã entre jovens do EM, que é discutida à luz do conceito de Escola Cidadã como dimensão espacial, produto e produtora de experiências cidadãs espacializadas. Como caminho da pesquisa, adotou-se uma postura metodológica de cunho (auto)biográfico, que valoriza as memórias e a autonarrativa docente como fio condutor da investigação. Não obstante, a pesquisa buscou ouvir os estudantes utilizando-se de entrevistas qualitativas semiestruturadas com que participaram ativamente do projeto, desenvolvido entre os anos de 2015 a 2019 como integrante do currículo escolar. A partir das vivências do projeto Território do Hip-Hop (THH) e também do Grêmio Estudantil (GE) foram investigadas as vivências produzidas, bem como as potencialidades de tais práticas serem propulsoras do engajamento com a escola e as possíveis transformações na perspectiva dos estudantes sobre o espaço escolar e a formação cidadã. Ao final, busca-se compreender qual o sentido destas práticas para a construção de uma proposta de educação escolar referenciada na geografia da escola e no constructo denominado formação espacial cidadã. ...
Abstract
This paper aims to evaluate and reflect on the relationships between the subjects of High School (MS) and their school space through a case study in the Escola Municipal de Ensino Médio (EMEM) Emílio Meyer, located in the Medianeira neighborhood, in Porto Alegre/RS. In his methodology, the author - who is also a Geography teacher at the school - referred to the Hip-Hop educational practices, carried out as articulators of the educational experiences with his students and of the relationship of ...
This paper aims to evaluate and reflect on the relationships between the subjects of High School (MS) and their school space through a case study in the Escola Municipal de Ensino Médio (EMEM) Emílio Meyer, located in the Medianeira neighborhood, in Porto Alegre/RS. In his methodology, the author - who is also a Geography teacher at the school - referred to the Hip-Hop educational practices, carried out as articulators of the educational experiences with his students and of the relationship of young people with the notion of citizenship. The work contextualizes the idea of citizenship formation among youngsters of the MS, which is discussed in the light of the concept of Citizen School as a spatial dimension, product and producer of spatialized citizenship experiences. As a research path, we adopted a methodological stance of (auto)biographical nature, which values the memories and the teachers' self-narrative as the main thread of the investigation. Nevertheless, the research sought to listen to the students by using semi-structured qualitative interviews with those who actively participated in the project, developed between 2015 and 2019 as part of the school curriculum. From the experiences of the project Territory of Hip-Hop (THH) and also the Student Guild (GE), the experiences produced were investigated, as well as the potential of such practices to be drivers of engagement with the school and possible transformations in the perspective of students about the school space and citizen formation. At the end, we seek to understand what is the meaning of these practices for the construction of a school education proposal referenced in the geography of the school and in the construct called citizen space formation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Geografia (845)
Este item está licenciado na Creative Commons License