Práticas criativas na formação de professores : compondo conversações
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Creative practices in teachers formation : composing conversations
Assunto
Resumo
Ao tematizar as práticas criativas na for-mação de professores, o artigo destaca um aspecto emergente na investigação Educação musical na formação de pro-fessores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar (LINO, 2020a). As análises quantitativa e qualitativa da pes-quisa de campo constatam o reduzido es-paço do ensino de música como disciplina curricular nas instituições de ensino su-perior gaúchas e a diminuta presença de práticas criativas nos m ...
Ao tematizar as práticas criativas na for-mação de professores, o artigo destaca um aspecto emergente na investigação Educação musical na formação de pro-fessores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar (LINO, 2020a). As análises quantitativa e qualitativa da pes-quisa de campo constatam o reduzido es-paço do ensino de música como disciplina curricular nas instituições de ensino su-perior gaúchas e a diminuta presença de práticas criativas nos modos do fazer mu-sical docente. O fortalecimento do cená-rio educativo compreende que o processo de formação de professores em educação musical não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige conceber que a música é potência ordinária da vida cotidiana, ofe-recida e ampliada no exercício coletivo de compor conversações (CAGE, 2015). Ao viver os processos de escuta e criação mu-sical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar (LINO, 2008) habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência. As práticas criativas irrompem na formação de professores para inaugurar sentidos, dar-se a ver o lúdico, o sensível, o singular e a intransponível dimensionalidade hu-mana da música como partição e partilha. ...
Abstract
In approaching creative practices in te-achers formation, the paper seeks to hi-ghlight a emergent aspect in the project Musical Education in teachers formation from Pedagogy Undergraduation cou-rses in Rio Grande do Sul, Brazil: hea-ring and creation processes in noising experience (LINO, 2020a). The resear-ch’s quantitative and qualitative analysis highlight the reduced space for music teaching as a curricular discipline in Rio Grande do Sul’s universities and timid presence of creative pract ...
In approaching creative practices in te-achers formation, the paper seeks to hi-ghlight a emergent aspect in the project Musical Education in teachers formation from Pedagogy Undergraduation cou-rses in Rio Grande do Sul, Brazil: hea-ring and creation processes in noising experience (LINO, 2020a). The resear-ch’s quantitative and qualitative analysis highlight the reduced space for music teaching as a curricular discipline in Rio Grande do Sul’s universities and timid presence of creative practices in tea-cher’s musical repertoire. The strengthe-ning of educational scenery comprise the teacher’s formation process beyond the mandatory character of curriculum guidelines. It demands to conceive mu-sic as everyday life potency offered and enlarged in the collective exercise of composing conversations (CAGE, 2015). Living the process of hearing and musi-cal creation, from its ludicity, the expe-rience of noising (LINO, 2008) inhabits pedagogy as a linguistic poetic gestu-re to highlight the composition of tea-ching. Creative practices burst teachers’ formation to inaugurate sense, to show the ludic, the sensitive, the singular and the insurmountable human dimension of music and score and sharing. ...
Contido em
Orfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol.6, n.2 (set. 2021), p. 130-163
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License