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dc.contributor.authorLino, Dulcimarta Lemospt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Bianca de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-22T04:23:57Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2525-5304pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230043pt_BR
dc.description.abstractAo tematizar as práticas criativas na for-mação de professores, o artigo destaca um aspecto emergente na investigação Educação musical na formação de pro-fessores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar (LINO, 2020a). As análises quantitativa e qualitativa da pes-quisa de campo constatam o reduzido es-paço do ensino de música como disciplina curricular nas instituições de ensino su-perior gaúchas e a diminuta presença de práticas criativas nos modos do fazer mu-sical docente. O fortalecimento do cená-rio educativo compreende que o processo de formação de professores em educação musical não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige conceber que a música é potência ordinária da vida cotidiana, ofe-recida e ampliada no exercício coletivo de compor conversações (CAGE, 2015). Ao viver os processos de escuta e criação mu-sical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar (LINO, 2008) habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência. As práticas criativas irrompem na formação de professores para inaugurar sentidos, dar-se a ver o lúdico, o sensível, o singular e a intransponível dimensionalidade hu-mana da música como partição e partilha.pt_BR
dc.description.abstractIn approaching creative practices in te-achers formation, the paper seeks to hi-ghlight a emergent aspect in the project Musical Education in teachers formation from Pedagogy Undergraduation cou-rses in Rio Grande do Sul, Brazil: hea-ring and creation processes in noising experience (LINO, 2020a). The resear-ch’s quantitative and qualitative analysis highlight the reduced space for music teaching as a curricular discipline in Rio Grande do Sul’s universities and timid presence of creative practices in tea-cher’s musical repertoire. The strengthe-ning of educational scenery comprise the teacher’s formation process beyond the mandatory character of curriculum guidelines. It demands to conceive mu-sic as everyday life potency offered and enlarged in the collective exercise of composing conversations (CAGE, 2015). Living the process of hearing and musi-cal creation, from its ludicity, the expe-rience of noising (LINO, 2008) inhabits pedagogy as a linguistic poetic gestu-re to highlight the composition of tea-ching. Creative practices burst teachers’ formation to inaugurate sense, to show the ludic, the sensitive, the singular and the insurmountable human dimension of music and score and sharing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOrfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol.6, n.2 (set. 2021), p. 130-163pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreative practicesen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectTeachers formation in musical educationen
dc.subjectMusic and pedagogyen
dc.titlePráticas criativas na formação de professores : compondo conversaçõespt_BR
dc.title.alternativeCreative practices in teachers formation : composing conversationsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001131705pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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