Arruaças : narrativas sobre a festa no espaço público urbano da cidade de Porto Alegre
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Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
As festas de rua de Música Eletrônica de Pista (MEP), atualmente realizadas em diversas cidades do Brasil, caracterizam-se pela ocupação física, sonora e estética dos espaços públicos urbanos, podendo ser compreendidas como uma forma de resistência que se apresenta no campo social, estimulando processos de subjetivação coletiva. As praças, largos, ruas e viadutos são ocupados por inúmeras pessoas, que se identificam com a proposta estética, ética e política desses eventos. Em Porto Alegre, nas ...
As festas de rua de Música Eletrônica de Pista (MEP), atualmente realizadas em diversas cidades do Brasil, caracterizam-se pela ocupação física, sonora e estética dos espaços públicos urbanos, podendo ser compreendidas como uma forma de resistência que se apresenta no campo social, estimulando processos de subjetivação coletiva. As praças, largos, ruas e viadutos são ocupados por inúmeras pessoas, que se identificam com a proposta estética, ética e política desses eventos. Em Porto Alegre, nas diferentes festas de rua que ocorrem na cidade, figuram questões de gênero e identidades sexuais não hegemônicas, críticas à desigualdade socioeconômica, temáticas ambientalistas, contestação à privatização de espaços públicos e etc. Ao entender as festas de rua de MEP enquanto espaços para discussão de novas formas de subjetivação e para a constante reformulação dos modos de viver e de se relacionar com e na cidade, pretende-se com essa pesquisa, compreender o caráter estético, ético e político desses eventos. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa etnográfica, propõem-se uma intervenção metodológica através da mixagem de elementos, fazendo uma alusão à performance dxs DJs e, a própria festa, sendo ela mixagem de corpos, de vidas, de música, de arte, de afetos, de lutas, de cidades invisíveis. ...
Abstract
The Electronic Dance Music (EDM) street parties, currently held in several cities in Brazil, are characterized by the physical, sound and aesthetic occupation of urban public spaces, which can be understood as a form of resistance that presents itself in the social field, stimulating processes of collective subjectivation. Squares, streets and viaducts are occupied by countless people, who identify with the aesthetic, ethical and political proposal of these events. In Porto Alegre, in the diffe ...
The Electronic Dance Music (EDM) street parties, currently held in several cities in Brazil, are characterized by the physical, sound and aesthetic occupation of urban public spaces, which can be understood as a form of resistance that presents itself in the social field, stimulating processes of collective subjectivation. Squares, streets and viaducts are occupied by countless people, who identify with the aesthetic, ethical and political proposal of these events. In Porto Alegre, in the different street parties that take place in the city, there are issues of gender and non-hegemonic sexual identities, criticisms of socioeconomic inequality, environmental themes, opposition to the privatization of public spaces, etc. By understanding EDM street parties as spaces for discussing new forms of subjectivation and for the constant reformulation of ways of living and relating to and in the city, this research aims to understand the aesthetic, ethical and political character of these events and how the processes of subjectification take place in these spaces. In the case of a qualitative ethnographic research, a methodological intervention is proposed through the mixing of elements, making an allusion to the performance of the DJs and the party itself, being a mixture of bodies, of lives, of music, of art, of affect, of fights, of invisible cities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)
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