The upgrade paradox : are better products bad for consumers ?
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho investiga como o lançamento de upgrades influencia o bem-estar dos consumidores. Especificamente, explora como a exposição dos consumidores aos upgrades determina sua trajetória hedônica com a versão dos produtos que possuem (status quo). Através de uma análise de sentimento de tweets sobre iPhones, uma pesquisa com proprietários de iPhone e sete experimentos empregando uma variedade de estímulos, os resultados apoiam a conclusão de que consumidores expostos aos upgrades apresenta ...
Este trabalho investiga como o lançamento de upgrades influencia o bem-estar dos consumidores. Especificamente, explora como a exposição dos consumidores aos upgrades determina sua trajetória hedônica com a versão dos produtos que possuem (status quo). Através de uma análise de sentimento de tweets sobre iPhones, uma pesquisa com proprietários de iPhone e sete experimentos empregando uma variedade de estímulos, os resultados apoiam a conclusão de que consumidores expostos aos upgrades apresentam um declínio hedônico mais acelerado com o status quo do que aqueles não expostos aos upgrades. Os resultados também fornecem evidências por meio de moderação e de mediação de que o declínio hedônico dos consumidores acelera porque sua atenção se desloca do status quo para o upgrade. Esses resultados chamam atenção para o potencial dano do lançamento de novas versões para o bemestar dos consumidores. Embora os lançamentos de atualização impliquem a oferta de produtos melhores, a exposição dos consumidores a upgrades os leva a sofrer um declínio hedônico mais acelerado para a versão do produto que possuem ...
Abstract
This work investigates how the release of upgrades influences consumers’ well-being. Specifically, it explores how the exposure of consumers to upgrades determine their hedonic trajectory with products they currently own (i.e., the status quo). Across a sentiment analysis of tweets about iPhones, a survey with iPhone owners, and seven experiments employing a variety of stimuli, findings support the conclusion that consumers exposed to upgrades experience a faster hedonic decline with their stat ...
This work investigates how the release of upgrades influences consumers’ well-being. Specifically, it explores how the exposure of consumers to upgrades determine their hedonic trajectory with products they currently own (i.e., the status quo). Across a sentiment analysis of tweets about iPhones, a survey with iPhone owners, and seven experiments employing a variety of stimuli, findings support the conclusion that consumers exposed to upgrades experience a faster hedonic decline with their status quo than those not exposed to upgrades. Results also provide moderation-based and mediation-based evidence that consumers’ hedonic decline accelerates because their locus of attention moves from the status quo to the upgrade. Taken together, these findings shed light on the potential harm of upgrade releases on consumers’ well-being. Although upgrade releases imply the offer of better products, the exposure of consumers to upgrades leads them to experience a faster hedonic decline for the product version they currently own. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6022)Administração (1951)
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