RenderXML : renderizador de interfaces de usuário para múltiplas plataformas
Visualizar/abrir
Data
2008Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
RenderXML – multiplatform user interface renderer
Assunto
Resumo
O surgimento de diferentes dispositivos computacionais fez crescer a demanda pela possibilidade de utilização de um aplicativo em múltiplas plataformas, exigindo o desenvolvimento de novas técnicas que possibilitem o atendimento desse requisito de forma mais simples. Uma das abordagens propostas para solucionar esse problema é caracterizada pelo uso de interfaces plásticas, que se adaptam ao contexto de uso, e permitem a utilização de uma mesma descrição de interface para diferentes contextos. ...
O surgimento de diferentes dispositivos computacionais fez crescer a demanda pela possibilidade de utilização de um aplicativo em múltiplas plataformas, exigindo o desenvolvimento de novas técnicas que possibilitem o atendimento desse requisito de forma mais simples. Uma das abordagens propostas para solucionar esse problema é caracterizada pelo uso de interfaces plásticas, que se adaptam ao contexto de uso, e permitem a utilização de uma mesma descrição de interface para diferentes contextos. A adoção de técnicas de desenvolvimento baseado em modelos e de linguagens de descrição de interfaces (como a UsiXML, USer Interface eXtensible Markup Language) permitem a descrição de interfaces de usuário em diferentes níveis de abstração, mas para o desenvolvimento de interfaces plásticas multiplataforma utilizando UsiXML, são necessárias ferramentas que permitam o mapeamento entre cada um desses níveis. Nesse trabalho é apresentado o RenderXML, um renderizador de interfaces de usuário que atua no último nível de abstração da linguagem UsiXML, mapeando descrições de interfaces concretas para interfaces de usuário finais sendo executadas em um dispositivo específico. Além disso, o RenderXML fornece um segundo grau de liberdade ao desenvolvedor, permitindo a conexão da interface de usuário renderizada com lógicas de aplicação desenvolvidas em múltiplas linguagens de programação. Para ilustrar sua aplicação, RenderXML foi usado e testado no desenvolvimento de software multiplataforma, em particular para a criação de livros eletrônicos falados, tema do projeto LIFAPOR, no qual este trabalho está inserido. ...
Abstract
The existent of different computing devices has created the necessity of software development for multiple platforms, requiring new techniques that permit the fulfillment of this requirement in a simple way. One of the proposed approaches to solve this problem is characterized by the use of plastic user interfaces, which adapt themselves to an use context, and allow the utilization of the same user interface description in multiple contexts. The adoption of model-based development techniques an ...
The existent of different computing devices has created the necessity of software development for multiple platforms, requiring new techniques that permit the fulfillment of this requirement in a simple way. One of the proposed approaches to solve this problem is characterized by the use of plastic user interfaces, which adapt themselves to an use context, and allow the utilization of the same user interface description in multiple contexts. The adoption of model-based development techniques and user interface description languages (as UsiXML, USer Interface eXtensible Markup Language) enables the specification of user interfaces at different levels of abstraction, but requires tools which perform the mapping between each one of these levels. This work presents RenderXML, a user interface rendering application which acts on the last abstraction level of UsiXML, mapping concrete user interfaces descriptions to final user interfaces running on a specific device. Moreover, RenderXML provides a second degree of freedom to the developer, allowing the connection of the rendered user interface to functional cores developed in multiple programming languages. To illustrate its application, RenderXML was used and tested in the development of multiplatform software, in particular in the creation of digital talking books, theme of the LIFAPOR project, in which this work is inserted. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Coleções
-
Ciências Exatas e da Terra (5129)Computação (1764)
Este item está licenciado na Creative Commons License