A luz cênica em um cenário um estudo de caso
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este artigo se propõe a estudar a luz cênica desenvolvida para o espetáculo Frágil – O Baile Cênico das Relações do grupo de dança Integração e Arte da Faculdade Me-todista Centenário – (FMC), que estreou em novembro de 2019 no Centro de Conven-ções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS, Brasil). Este espetáculo de dança trabalha com um cenário de teto, o que não é uma proposta tão habitual e, por conta da sua localização inusitada no espaço cênico, interferiu na solução do projeto d ...
Este artigo se propõe a estudar a luz cênica desenvolvida para o espetáculo Frágil – O Baile Cênico das Relações do grupo de dança Integração e Arte da Faculdade Me-todista Centenário – (FMC), que estreou em novembro de 2019 no Centro de Conven-ções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS, Brasil). Este espetáculo de dança trabalha com um cenário de teto, o que não é uma proposta tão habitual e, por conta da sua localização inusitada no espaço cênico, interferiu na solução do projeto de luz cênica desenvolvido pelo lighting designer Marcos Guiselini. O estudo de caso foi levado a cabo por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que fez uso, afora a revisão bibliográfica, de documentos como o programa, vídeos e fotografias do espetáculo, com um olhar voltado para os aspectos narrativos e visuais que com-põem a cenografia. Para a análise da luz cênica foram utilizadas imagens do espetá-culo, dos quais foram observados aspectos como: o lugar do espaço cênico que re-cebe a luz, a posição dos equipamentos, a cor e a dramaturgia. Percebe-se que a valorização do cenário de teto se deu através do uso de luzes coloridas a pino e que as luzes que iluminam o palco vêm da vara de luz do proscênio. As luzes laterais tiveram elevada eficiência em dar volume aos corpos dos bailarinos ao interagirem com o cenário. Acreditamos que estar atento ao processo de design calcado em solu-ções integradas de cenário e luz repercutem positivamente e potencializam a drama-ticidade da obra. Esperamos que resultados apontados nesta pesquisa possam cola-borar para fomentar a reflexão em busca de um diálogo mais coeso entre os elementos que compõem a visualidade do espaço cênico. ...
Abstract
This article proposes to study the scenic light developed for the show Fragile - The Scenic Dance of Relations of the dance group Integration and Art of the Centenary Faculty Methodist - (FMC), which premiered in November 2019 at the Convention Cen-ter of the Federal University of Santa Maria (UFSM, RS, Brazil). This dance show works with a ceiling scenery, which is not often and, due to its unique location in the scenic space, interfered in the solution of the scenic light project developed by ...
This article proposes to study the scenic light developed for the show Fragile - The Scenic Dance of Relations of the dance group Integration and Art of the Centenary Faculty Methodist - (FMC), which premiered in November 2019 at the Convention Cen-ter of the Federal University of Santa Maria (UFSM, RS, Brazil). This dance show works with a ceiling scenery, which is not often and, due to its unique location in the scenic space, interfered in the solution of the scenic light project developed by lighting de-signer Marcos Guiselini. The case study was carried out by means of a qualitative research, which made use, apart from the bibliographic review, of documents such as the program, videos and photographs of the show, with a look turned to the narrative and visual aspects that compose the scenography. For the analysis of the scenic light, images of the show were used to observe aspects such as: the place of the scenic space that receives the light, the position of the equipment, the color and the drama-turgy. It can be seen that the enhancement of the ceiling scenery was made through the use of colored pin lights and that the lights that illuminate the stage come from the proscenium light stick. The side lights were highly efficient in giving volume to dancers’ bodies when interacting with the scene. We believe that being attentive to the design process based on integrated solutions of scenery and light has a positive impact and enhances the drama of the work. We hope that the results pointed out in this research can collaborate to foster reflection in search of a more cohesive dialogue between the elements that make up the visuality of the scenic space. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Especialização em Design Cenográfico.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3542)
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