Caminhos para a docência artesanal: relatos e experiências de estudantes de pedagogia através da A/r/tografia
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, se entende como processo e teve como proposta explorar os significados de um fazer docente artesanal e discutir por meio de entrevistas, práticas e experiências que fossem pensadas de uma perspectiva artesanal, utilizando como método a a/r/tografia (tipo de pesquisa que envolve os papéis de artista, pesquisadora e professora e processos artísticos), essa qual ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, se entende como processo e teve como proposta explorar os significados de um fazer docente artesanal e discutir por meio de entrevistas, práticas e experiências que fossem pensadas de uma perspectiva artesanal, utilizando como método a a/r/tografia (tipo de pesquisa que envolve os papéis de artista, pesquisadora e professora e processos artísticos), essa qual redescobri, como um meio de exercer e explorar o mundo da docência artesanal, exercendo transdisciplinaridades e dialogando. Realizei cinco entrevistas por vídeo chamada e uma conversa por áudio, com estudantes da Pedagogia que puderam expor suas artesanias e refletir um pouco sobre as práticas. Identifico a arte apenas como um de muitos focos da artesania, enquanto caracterizo as artesanias e suas práticas pedagógicas artesanais abordando uma parte concreta, a da necessidade de construirmos nossos materiais de sala de aula, ao invés de oferecer algo pronto para nossos estudantes, mas também de uma ideologia, de uma perspectiva pedagógica. As artesanias estão ligadas a: um fazer com cuidado e amor a prática, tentando sempre refinar sua docência, produzindo algo não industrial e a partir disso diversos tipos de artesania, cada qual explorando algum aspecto potente. As diferenças vão se dar justamente por ser artesanal, o que todas têm em comum são a descentralização do industrializado e por tabela, do hegemônico. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License