Por uma educação antirracista na educação infantil: crianças, docência e arte contemporânea de mulheres latino-americanas
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso parte das contribuições do campo de estudos da Educação Infantil, Arte Contemporânea e relações étnico-raciais. Tem como objetivos: 1) discutir sobre arte contemporânea e pedagogia decolonial e antirracista na pré-escola; 2) analisar a documentação pedagógica produzida no estágio de docência na Educação Infantil, no qual são evidenciadas as propostas pautadas em uma pedagogia decolonial e antirracista e 3) compartilhar indicadores de ação pedagógica par ...
O presente trabalho de conclusão de curso parte das contribuições do campo de estudos da Educação Infantil, Arte Contemporânea e relações étnico-raciais. Tem como objetivos: 1) discutir sobre arte contemporânea e pedagogia decolonial e antirracista na pré-escola; 2) analisar a documentação pedagógica produzida no estágio de docência na Educação Infantil, no qual são evidenciadas as propostas pautadas em uma pedagogia decolonial e antirracista e 3) compartilhar indicadores de ação pedagógica para construção de uma pedagogia decolonial e antirracista. Com inspiração metodológica em Fischer (2019), foi definido como corpus de análise os registros resultantes das vivências do estágio obrigatório curricular do curso de pedagogia ocorrido no segundo semestre de 2019, realizado em uma escola pública da rede municipal da prefeitura de Porto Alegre. Foram escolhidas três propostas para o estudo: a) Memória, imagem e afeto; b) Costurança: tecendo relações de pertencimento; c) Crianças no museu. A partir dessas propostas, foram definidas três unidades de análise. A primeira consiste na apresentação das inspirações específicas das propostas e a preparação do espaço e dos materiais utilizados. A segunda constitui o relato de um pequeno episódio vivido no momento da proposta que serviu como base para as articulações teóricas. Por fim, a exposição de imagens das crianças nos momentos descritos. A partir do trabalho, foi possível evidenciar a importância de se promover uma educação decolonial e antirracista na Educação Infantil. Além disso, apontou-se como a arte contemporânea pode ser utilizada para essa finalidade, no trabalho com crianças pequenas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1399)
Este item está licenciado na Creative Commons License