Mediação de leitura literária na escola: o tema da migração em foco
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Neste trabalho de conclusão de curso, a literatura infantil é assumida como mediadora da abordagem de uma temática que retornou à pauta na contemporaneidade: a experiência migratória. Tem como objetivo analisar três livros de literatura infantil e refletir sobre como eles podem ser recursos para mediar a discussão sobre o tema migração. Procura responder a seguinte questão de pesquisa: podemos a partir desses livros abordar temas que não são tão próximos à infância na escola? Que caminhos podem ...
Neste trabalho de conclusão de curso, a literatura infantil é assumida como mediadora da abordagem de uma temática que retornou à pauta na contemporaneidade: a experiência migratória. Tem como objetivo analisar três livros de literatura infantil e refletir sobre como eles podem ser recursos para mediar a discussão sobre o tema migração. Procura responder a seguinte questão de pesquisa: podemos a partir desses livros abordar temas que não são tão próximos à infância na escola? Que caminhos podemos tomar para que a literatura não se torne um texto informativo sobre o tema, mas que possibilite pensar e construir sentidos individuais e coletivos? Para isso, a metodologia adotada é de base qualitativa por meio da análise documental organizada a partir dos seguintes procedimentos: 1) realização de pesquisa através do repositório digital LUME/UFRGS para encontrar trabalhos que me auxiliaram na escrita deste; 2) mapeamento de trabalhos já realizados com essa temática: migração na literatura infantil; 3) busca de livros infantis que retratam esse tema; e 4) seleção e análise completa da relação verbo-visual de três livros : Eloísa e os bichos de Jairo Buitrago (2013), A Viagem de Francesca Sanna (2016) e Refugiados de Ilan Brenman (2019). Essa análise auxilia a pensar potencialidades para a leitura mediada desses livros. O trabalho demonstra como a mediação de textos literários pode oportunizar aos leitores a descoberta de novos lugares e culturas e a construção de sentidos sobre quem são as pessoas que precisam deixar seus país de origem por diferentes motivos e precisam se adaptar a uma nova realidade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License