“Tem orgânico pra tudo, inclusive tem orgânico de luxo” – : inovações, singularidades e qualificações no mercado de produtos orgânicos
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Partindo do entendimento de que os alimentos e os hábitos alimentares são construídos socialmente e que possuem diferentes significados em diferentes tempos, espaços e contextos sociais, esta tese busca compreender qual é a trajetória social do “orgânico” e quais os distintos referenciais de qualificação que assume ao longo do tempo e de acordo com os contextos e atores pelos quais circula. O mercado de produtos orgânicos é cada vez mais flexível, dinâmico e caracterizado por um leque de atores ...
Partindo do entendimento de que os alimentos e os hábitos alimentares são construídos socialmente e que possuem diferentes significados em diferentes tempos, espaços e contextos sociais, esta tese busca compreender qual é a trajetória social do “orgânico” e quais os distintos referenciais de qualificação que assume ao longo do tempo e de acordo com os contextos e atores pelos quais circula. O mercado de produtos orgânicos é cada vez mais flexível, dinâmico e caracterizado por um leque de atores mais amplo e heterogêneo, bem como por produtos cada vez mais diferenciados e singularizados que circulam e gravitam em torno do “orgânico”, mas que não são fixos ou dependentes deste significado. Considerando as mudanças recentes no cenário e no mercado dos produtos orgânicos, busco compreender como o “orgânico” é construído, desconstruído e/ou reconstruído, em que circunstâncias perde ou adquire significados, e que implicações essas mudanças têm para os diferentes atores envolvidos com a sua cadeia de produção, processamento, distribuição e consumo. A partir de dados de fontes primárias e secundárias acerca dos processos e experiências de singularização na bananicultura, em especial da banana orgânica, esta tese busca demonstrar que ao longo do processo de regulamentação e institucionalização da produção orgânica, o “orgânico” passou a ser mercantilizado, seus princípios explorados comercialmente, o que promoveu mudanças de significado e na trajetória que os produtos orgânicos passam a assumir a partir de então. Assim, ao mesmo tempo em que produtos como bananas orgânicas, enquanto singulares, mobilizam diferentes mercantilizações, por vezes consideradas alternativas, os processos de mercantilização e regulamentação dos mercados alimentares recentes também promovem diferentes singularizações em relação aos próprios produtos orgânicos que perdem alguns significados e adquirem outros. Ao longo da sua trajetória, e dependendo dos atores e contextos pelos quais circula, demonstrei que a banana orgânica vai assumindo outros significados que vão se sobrepondo ao orgânico (como sem glúten, sem conservantes, sem lactose, etc.), ou até mesmo deixando de ser orgânica. Por conta de dificuldades, principalmente financeiras, para acessar a certificação orgânica, investir em embalagens e publicidades, muito dos pequenos produtores acabam tendo dificuldades para se manter neste novo mercado. Isso leva a crer que os atores mais capitalizados desta cadeia são aqueles que conseguirão agregar valor e novos referenciais de qualidade aos produtos. No entanto, mesmo com a existência desses processos e de atores mais bem posicionados, que melhor se aproveitam do mercado, considera-se que no mercado de produtos orgânicos há ainda muitos espaços para outros atores que, mesmo menos capitalizados e enfrentando dificuldades, fazem valer suas potencialidades e capacidades. ...
Abstract
Starting from the understanding that food and eating habits are socially constructed and have different meanings in different times, spaces and social contexts, this thesis seeks to understand the social trajectory of the “organic” and the different qualification references it assumes over time and according to the contexts and actors through which it circulates. The organic products market is increasingly flexible, dynamic and characterized by a wider and more heterogeneous range of actors, as ...
Starting from the understanding that food and eating habits are socially constructed and have different meanings in different times, spaces and social contexts, this thesis seeks to understand the social trajectory of the “organic” and the different qualification references it assumes over time and according to the contexts and actors through which it circulates. The organic products market is increasingly flexible, dynamic and characterized by a wider and more heterogeneous range of actors, as well as for increasingly differentiated and singularized products that circulate and gravitate around the “organic”, but that are not fixed or dependent on this meaning. Considering the recent changes in the scenery and in organic products market, I seek to understand how the “organic” is constructed, deconstructed and/or reconstructed, in which circumstances it loses or acquires meanings, and what implications these changes have for the different actors involved in its production, processing, distribution and consume chain. From materials in primary and secondary sources about the processes and experiences of singularization in bananiculture, especially organic banana, this thesis seeks to demonstrate that throughout the process of regulation and institutionalization of organic production, the “organic” started to be commercialized, its principles exploited commercially, which promoted changes in meaning and in the trajectory that organic products start to assume from then on. Thus, while products such as organic bananas, while unique, mobilize different mercantilizations, sometimes considered alternatives, the processes of mercantilization and regulation of recent food markets also promote different singularities in relation to the organic products themselves, which lose some meanings and acquire others. Throughout its trajectory, and depending on the actors and contexts through which it circulates, demonstrated that the organic banana takes on other meanings, which overlap with the organic (such as without gluten, preservatives, lactose, etc.), or even ceasing to be organic. Due to difficulties, mainly financial, to access organic certification, to invest in packaging and publicity, many of the small producers end up having difficulties to maintain themselves in this new market. This leads to believe that the most capitalized actors in this chain are those who will be able to add value and new quality references to the products. However, even with the existence of these processes and better positioned actors, who take better advantage of the market, it is considered that in the organic products market there are still many spaces for other actors that, even less capitalized and facing difficulties, make their potentialities and capacities worthwhile. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Sociologia (547)
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