Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia
dc.contributor.author | Canto Filho, Alberto Bastos do | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Jose Valdeni de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ten Caten, Carla Schwengber | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:31:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223877 | pt_BR |
dc.description.abstract | A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa de resultados obtidos numa metodologia em que são utilizados vídeos de curta duração e questões complexas como complemento a aulas expositivas tradicionais. Foi realizada uma investigação envolvendo 210 estudantes de diversos cursos de engenharia divididos em dois grupos: o grupo de controle com aulas tradicionais e o grupo experimental, que teve acesso a conteúdo complementar constituído por vídeos de curta duração produzidos por estudantes e questões complexas. A avaliação quantitativa realizada mostrou que os estudantes pertencentes ao grupo experimental tiveram um desempenho melhor do que o grupo de controle. | pt_BR |
dc.description.abstract | The contribution of this paper is a quantitative analysis of results obtained according to a methodology in which short videos and evaluation questions are used as a complement to conventional lectures. An investigation involving 210 students from various engineering courses was conducted. The students were divided into two groups: the control group with traditional lectures and the experimental group. The experimental group had access to additional content (short videos produced by students and evaluation questions). The quantitative analysis of students’ performance shows that the experimental group performed better than the control group. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), 10 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Motivation | en |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Problem based learning | en |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Engenharia | pt_BR |
dc.title | Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000955684 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39552)Humanities (6795)
-
Journal Articles (39552)Exact and Earth Sciences (6036)
-
Journal Articles (39552)Engineering (2413)