A formação da Pinacoteca Ruben Berta: “entre a arte e o progresso”
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho investiga os elementos e processos que colaboraram para a formação da Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre, no período de 1964 a 1969. A hipótese central desta pesquisa é que a formação da Pinacoteca, inserida no movimento de fundação de Museus Regionais pelo país, na década de 1960, só foi possível devido a um “projeto civilizatório” de desenvolvimento econômico e cultural de caráter conservador, que teve suas raízes na elite comercial e industrial paulista a partir dos anos 1 ...
Este trabalho investiga os elementos e processos que colaboraram para a formação da Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre, no período de 1964 a 1969. A hipótese central desta pesquisa é que a formação da Pinacoteca, inserida no movimento de fundação de Museus Regionais pelo país, na década de 1960, só foi possível devido a um “projeto civilizatório” de desenvolvimento econômico e cultural de caráter conservador, que teve suas raízes na elite comercial e industrial paulista a partir dos anos 1940. Como complemento a esta hipótese, esta dissertação defende que a formação da Pinacoteca, dentro do movimento de criação de uma série de Museus Regionais pelo país, está inserida na conjuntura que levou ao golpe civil-militar de 1964, apoiando a ideologia do Governo Militar, num cenário de Guerra Fria, de desenvolvimento e integração nacional, sob a órbita de influência estadunidense. Esta dissertação também confirma a hipótese secundária, surgida ao longo da investigação, de que a existência da Pinacoteca se deve à morte do empresário Ruben Berta, ocorrida em dezembro de 1966 e que precipitou a inauguração do museu em março de 1967, mesmo sem haver um prédio que pudesse abrigar a coleção. ...
Abstract
This work investigates the elements and processes that contributed to the formation of the Ruben Berta Art Gallery, in Porto Alegre, in the period from 1964 to 1969. The central hypothesis of this research is that the formation of the Ruben Berta Art Gallery, inserted in the movement of foundation of Regional Museums by the country, in the decade of 1960, it was only possible due to a “civilizing project” of conservative economic and cultural development, which had its roots in the São Paulo’s ...
This work investigates the elements and processes that contributed to the formation of the Ruben Berta Art Gallery, in Porto Alegre, in the period from 1964 to 1969. The central hypothesis of this research is that the formation of the Ruben Berta Art Gallery, inserted in the movement of foundation of Regional Museums by the country, in the decade of 1960, it was only possible due to a “civilizing project” of conservative economic and cultural development, which had its roots in the São Paulo’s commercial and industrial elite from the 1940s. As a complement to this hypothesis, this dissertation defends that the formation of the Ruben Berta Art Gallery, within the movement to create a series of Regional Museums across the country, is inserted in the conjuncture that led to the 1964 civil-military coup, supporting the ideology of the Military Government, in a Cold War scenario, of national development and integration, under the orbit of North American influence. This dissertation also confirms the secondary hypothesis, which emerged during the investigation, that the existence of the Pinacoteca is due to the death of businessman Ruben Berta, which occurred in December 1966 and which precipitated the inauguration of the museum in March 1967, even though there was no building that could house the collection. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6097)
Este item está licenciado na Creative Commons License