Nem novo, nem meu, mas valioso : diretrizes para o projeto de maletas didáticas sob a óptica do design de serviços com base na avaliação da experiência do usuário
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Ni nuevo, ni mío, pero valioso : directrices para el diseño de maletas didácticas desde la perspectiva del diseño de servicios basados en la evaluación de la experiencia de usuario
Not new, not mine, but valuable : guidelines for the design of didactic suitcases from the perspective of service design based on the evaluation of the user experience
Assunto
Resumo
Este trabalho estuda as maletas didáticas e sugere como pioneiro delas ao artista Francês Marcel Duchamp, que entre os anos 1936 aos 1949 desenvolveu uma série de caixas que ele chamava de Boite-em-valise ou the Box in the Suitcase (em Francês e Inglês, respectivamente) que na época foram revolucionárias, mas censuradas e julgadas pela reprodução das obras originais do autor. E que na atualidade têm se transformado e são usadas como material didático principalmente no contexto museal, procuram ...
Este trabalho estuda as maletas didáticas e sugere como pioneiro delas ao artista Francês Marcel Duchamp, que entre os anos 1936 aos 1949 desenvolveu uma série de caixas que ele chamava de Boite-em-valise ou the Box in the Suitcase (em Francês e Inglês, respectivamente) que na época foram revolucionárias, mas censuradas e julgadas pela reprodução das obras originais do autor. E que na atualidade têm se transformado e são usadas como material didático principalmente no contexto museal, procuram ser um elo entre o museu e a escola para completar a mensagem expositiva, que nem sempre é acessível a esse público. Deste modo elas são um conjunto de propostas didáticas acondicionadas para serem contidas e transportadas numa maleta e, portanto são portáteis e itinerantes, projetadas para serem usadas em contextos comunitários. Com características fundamentais como que contêm objetos documentos, carregados de história que constituem fontes de dados, o que possibilita transmitir um determinado aspecto de uma cultura para o estudo e conhecimento da história do ser humano. Que devem ter uma linha discursiva; com função expositiva, educacional, mediadora e de reativação patrimonial. Embora as maletas didáticas não tenham sido estudadas desde o design, é desde esta perspectiva que se consegue determinar que ainda que pela sua aparência tangível pareçam bens, o fato de elas serem projetadas desde seus inícios para seu empréstimo e ao não gerar propriedade, as converte em serviços. Portanto se procuram subsídios teóricos na museologia, no marketing de serviços, no design de serviços, e no design de interação, tentando defini-las. Depois de aprofundar no conhecimento das maletas didáticas, se evidencia uma lacuna em relação à geração de conhecimento a partir da interação das pessoas com este tipo de produto. Daí que este trabalho tem como objetivo propor um conjunto de diretrizes para projetar maletas didáticas com base na avaliação da experiência do usuário orientador (professor, gestor cultural, etc.), fundamentado no design de serviços e no design de interação. Para a seleção do contexto desta pesquisa, se levou em conta um dos casos estudados na etapa do levantamento bibliográfico: as maletas didáticas do Museo del Oro da rede cultural do Banco de la República na Colômbia. E foi escolhido por vários motivos, entre eles, pela acessibilidade ao material, como também por serem as mais representativas como propostas de serviço consolidado (pelos treze (13) diferentes modelos, que têm disponibilizado nas vinte nove (29) regiões no território nacional, com um total de quinhentas (500) exemplares em total, etc.) e os mais de trinta anos ao serviço da comunidade. A motivação é se apoiar na avaliação como parte integrante de qualquer processo de design, e assim pesquisar como é a experiência do usuário “orientador” (professores, gestores culturais, etc.) de maletas didáticas, a partir de uma metodologia fenomenológica que implica necessariamente se aproximar ao usuário e conhecer sua experiência pessoal. No delineamento da pesquisa se escolhe duas técnicas de coleta de dados: entrevistas semi-estruturadas individuais, nas etapas inicial com especialistas e intermédia com usuários orientadores, e na etapa final, um grupo focal virtual, com coordenadores do Museo del Oro. Espera-se da análise dos dados, delinear um conjunto de diretrizes fundamentadas no design, no marketing e na museologia, que permitam projetar maletas didáticas a partir da avaliação da experiência do usuário orientador. ...
Resumen
Esta trabajo estudia las maletas didácticas y sugiere como pionero de ellas al artista francés Marcel Duchamp, quien entre los años 1936 a 1949 desarrolló una serie de cajas que denominó Boite-em-valise o the Box in the Suitcase (en francés e inglés, respectivamente) que fueron revolucionarias en su momento, pero censuradas y juzgadas por la reproducción de las obras originales del autor. Y que hoy en día se han transformado y se utilizan como material didáctico principalmente en el contexto mu ...
Esta trabajo estudia las maletas didácticas y sugiere como pionero de ellas al artista francés Marcel Duchamp, quien entre los años 1936 a 1949 desarrolló una serie de cajas que denominó Boite-em-valise o the Box in the Suitcase (en francés e inglés, respectivamente) que fueron revolucionarias en su momento, pero censuradas y juzgadas por la reproducción de las obras originales del autor. Y que hoy en día se han transformado y se utilizan como material didáctico principalmente en el contexto museístico, pretenden ser un vínculo entre el museo y la escuela para completar el mensaje expositivo, que no siempre es accesible a este público. De esta forma son un conjunto de propuestas didácticas acondicionadas para ser contenidas y transportadas en una maleta y, por tanto, portátiles e itinerantes, diseñadas para ser utilizadas en contextos comunitarios. Con características fundamentales como que contienen objetos documentos, cargados de historia que constituyen fuentes de datos, lo que permite trasmitir cierto aspecto de una cultura al estudio y conocimiento de la historia del ser humano. Que deben tener una línea discursiva; con función expositiva, educativa, mediadora y de reactivación patrimonial. Si bien las maletas didácticas no han sido estudiadas desde el diseño, es desde esta perspectiva que se puede determinar que si bien por su apariencia tangible parecen bienes, el hecho de que fueron diseñadas desde el principio para su préstamo y al no generar propiedad, las convierte en servicios. Por ello, se buscan subsidios teóricos en museología, marketing de servicios, diseño de servicios y diseño de interacción, tratando de definirlas. Luego de profundizar en el conocimiento de las maletas didácticas, existe un vacío en relación a la generación de conocimiento a partir de la interacción de las personas con este tipo de producto. Por tanto, este trabajo tiene como objetivo proponer un conjunto de directrices para diseñar maletas didácticas a partir de la evaluación de la experiencia del usuario orientador (profesor, gestor cultural, etc.) basado en el diseño de servicios y el diseño de interacción. Para la selección del contexto de esta investigación se tomó en cuenta uno de los casos estudiados en la etapa de levantamiento bibliográfico: las maletas didácticas del Museo del Oro de la Red Cultural del Banco de la República en Colombia. Y fue elegido por varias razones, entre ellas, por la accesibilidad del material, pero también por ser los más representativos como propuestas de servicio consolidado (por los trece (13) modelos diferentes, que han estado disponibles en las veintinueve (29) regiones del territorio nacional, con un total de quinientas (500) copias en total, etc.) y los más de treinta años de servicio a la comunidad. La motivación es apoyarse en la evaluación como parte integral de cualquier proceso de diseño, y así investigar cómo es la experiencia del usuario “orientador” (profesores, gestores culturales, etc.) de las maletas didácticas, a partir de una metodología fenomenológica que necesariamente implica acercarse al usuario y conocer su experiencia personal. En el diseño de la investigación se eligen dos técnicas de recolección de datos: entrevistas individuales semiestructuradas, en las etapas inicial con especialistas e intermedia con usuarios orientadores, y en la etapa final, un grupo focal virtual, con coordinadores del Museo del Oro. Se espera del análisis de datos, delinear un conjunto de directrices basadas en el diseño, el marketing y la museología, que permiten el diseño de maletas didácticas a partir de la evaluación de la experiencia del usuario. ...
Abstract
This work studies didactic suitcases and suggests as a pioneer of them the French artist Marcel Duchamp, who between the years 1936 to 1949 developed a series of boxes that he called Boite-em-valise (in French) or the Box in the Suitcase, that were revolutionary at the time, but censored and judged for the reproduction of the author's original works. And those nowadays has been transformed and are used as didactic material mainly in the museum context, they are intended to be a link between the ...
This work studies didactic suitcases and suggests as a pioneer of them the French artist Marcel Duchamp, who between the years 1936 to 1949 developed a series of boxes that he called Boite-em-valise (in French) or the Box in the Suitcase, that were revolutionary at the time, but censored and judged for the reproduction of the author's original works. And those nowadays has been transformed and are used as didactic material mainly in the museum context, they are intended to be a link between the museum and the school to complete the exhibition message, which is not always accessible to this public. In this way they are a set of didactic proposals prepared to be contained and transported in a suitcase and, therefore, portable and mobile, designed to be used in community contexts. With fundamental characteristics such as containing document objects, loaded with history that constitute data sources, which allows transmitting a certain aspect of a culture to the study and knowledge of human history. That they must have a discursive line; with exhibition, educational, mediating and patrimonial reactivation function. Although the didactic suitcases have not been studied from the design, it is from this perspective that it can be determined that although their tangible appearance seems to be goods, the fact that they were designed from the beginning for their loan and by not generating property, the converted into services. Therefore, theoretical subsidies are sought in museology, service marketing, service design and interaction design, trying to define them. After delving into the knowledge of the didactic suitcases, there is a gap in relation to the generation of knowledge from the interaction of people with this type of product. Therefore, this work aims to propose guidelines to design didactic suitcases based on the evaluation of "guiding" user (teacher, cultural manager, etc.) experience based on service design and interaction design. For the selection of the context of this research, one of the cases studied in the bibliographic survey stage was taken into account: the didactic suitcases of the Museo del Oro of the cultural network of the Banco de la República in Colombia. And it was chosen for various reasons, among them, for the accessibility of the material, but also for being the most representative as consolidated service proposals (for the thirteen (13) different models, which have been available in the twenty-nine (29) regions of the national territory, with a total of five hundred (500) copies in total, etc.) and more than thirty years of service to the community. The motivation is to rely on evaluation as an integral part of any design process, and thus investigate how is the experience of the "guiding" user (teachers, cultural managers, etc.) of the didactic suitcases, is like, based on a phenomenological methodology that necessarily implies approaching the user and knows their personal experience. In the design of the research, two data collection techniques are chosen: semi-structured individual interviews, in the initial stages with specialists and intermediate with guidance users, and in the final stage, a virtual focus group, with coordinators of the Museo del Oro. Awaiting data analysis, delineating guidelines based on design, marketing and museology, which allow the design of didactic suitcases based on the evaluation of the user experience. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Design (389)
Este item está licenciado na Creative Commons License