Ciências da natureza e o contexto do campo : formação de professores de anos iniciais em um curso normal magistério no litoral norte do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na educação básica brasileira, seguindo uma trajetória histórica, vem apresentando uma problemática a ser analisada: práticas e concepções pedagógicas normalmente desconectadas da realidade do estudante. Considerando a perspectiva de uma educação contextualizada com a realidade do aluno e a relevância do processo de ensino-aprendizagem na formação de professores para a educação básica, o presente projeto parte desta interrogação: No processo de for ...
O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na educação básica brasileira, seguindo uma trajetória histórica, vem apresentando uma problemática a ser analisada: práticas e concepções pedagógicas normalmente desconectadas da realidade do estudante. Considerando a perspectiva de uma educação contextualizada com a realidade do aluno e a relevância do processo de ensino-aprendizagem na formação de professores para a educação básica, o presente projeto parte desta interrogação: No processo de formação dos estudantes do Curso Normal Magistério do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio (IEESA), no município de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, Brasil, as Ciências da Natureza estão contextualizadas com práticas e vivências do campo? Em termos metodológicos, a pesquisa se configurou como básica, quanto à sua finalidade; descritiva e exploratória, quanto aos objetivos; qualitativa, quanto à natureza do problema; e, em relação aos procedimentos, caracteriza-se como um estudo de caso. Os dados primários foram investigados a partir de análise documental do projeto político pedagógico (PPP) e dos planos de ensino, bem como pela aplicação de questionário aos professores das Ciências da Natureza. A análise de conteúdo foi realizada a partir da seguinte triangulação: dados coletados, diálogo com autores e as categorias de análise, interdisciplinaridade e aprendizagem significativa. Obteve-se como resultados que na formação dos novos professores do IEESA, a interdisciplinaridade e a aprendizagem significativa foram ferramentas pedagógicas parcialmente utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, concluiu-se que a relação entre as Ciências da Natureza e a realidade do campo ocorreu de forma parcial. Portanto, se propõe como um trabalho futuro a reformulação do PPP e um trabalho de formação dos professores do referido educandário. ...
Abstract
Teaching-learning process developed in Brazilian basic education, following a historical trajectory, have a problem to be analyzed: pedagogical practices and conceptions normally disconnected to the student's reality. Whereas the perspective of an education contextualized with the reality of the student and the relevance of the teaching-learning process in the training of teachers for basic education, the present project starts from this question: In the process of training students of the Norm ...
Teaching-learning process developed in Brazilian basic education, following a historical trajectory, have a problem to be analyzed: pedagogical practices and conceptions normally disconnected to the student's reality. Whereas the perspective of an education contextualized with the reality of the student and the relevance of the teaching-learning process in the training of teachers for basic education, the present project starts from this question: In the process of training students of the Normal Teaching Course at the State Institute of Education Santo Antônio (IEESA), in the municipality of Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, Brazil, are Natural Sciences contextualized with field practices and experiences? In methodological terms, the research was configured as basic in terms of its relevance; descriptive and exploratory regarding the objectives; qualitative, as to the nature of the problem; and, in relation to the procedures, it is characterized as a case study. Primary data were investigated from the documentary analysis of the political pedagogical project (PPP) and the teaching plans, as well as through the application of a questionnaire to teachers of Natural Sciences. A content analysis was carried out based on the following triangulation: data collected, dialogue with authors and the categories of analysis, interdisciplinarity and meaningful learning. The result obtained was that in the training of new IEESA teachers, interdisciplinarity and learning were pedagogical tools used in the teaching-learning process. Thus, it was concluded that the relationship between the Nature Sciences and the reality of the field occurred in a partial way. Therefore, it is proposed as a future work the reformulation of the PPP and a work of teachers‟ formation of de referred educational establishment. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Collections
-
Multidisciplinary (2563)
This item is licensed under a Creative Commons License