A teatralidade propulsora : uma prática de ensino, desenvolvida por monitoras da rede pública de educação infantil em Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
“A teatralidade propulsora”, uma prática de ensino que nasceu como um grito nosso em favor do enriquecimento pedagógico em sala de aula no ensino infantil. Uma ação pedagógica norteada por teorias e métodos da criação cênica, criada e desenvolvida de forma orgânica e visceral por três monitoras da rede pública de ensino infantil. Produto do encontro e confronto de ideias, de forma dialética, que criaram vários questionamentos que continuarão sendo objetos de minha pesquisa pessoal e profissiona ...
“A teatralidade propulsora”, uma prática de ensino que nasceu como um grito nosso em favor do enriquecimento pedagógico em sala de aula no ensino infantil. Uma ação pedagógica norteada por teorias e métodos da criação cênica, criada e desenvolvida de forma orgânica e visceral por três monitoras da rede pública de ensino infantil. Produto do encontro e confronto de ideias, de forma dialética, que criaram vários questionamentos que continuarão sendo objetos de minha pesquisa pessoal e profissional ainda por muito tempo. O que compartilho com vocês neste TCC é apenas um recorte da nossa investigação que visa analisar as concepções educacionais e teatrais que nortearam o percurso. Utilizamos a partir do conceito de "escrevivência", de autoria de Conceição Evaristo, nossas experiências pedagógicas vividas e relatadas em sala de aula como um método de investigação e produção de conhecimento que possibilitasse a ressignificação da prática pedagógica, dos espaços e da rotina escolar e propusesse um ambiente pedagógico de acolhimento e desenvolvimento mútuo entre adultos e crianças. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License