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dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.advisorHenriques, Renato Ventura Bayanpt_BR
dc.contributor.authorCimadevila, Mely Paula Rabadanpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-12T04:45:16Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222089pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo analisar se a mediação na comunicação por tecnologia de interface tangível favoreceu a formação do conceito científico de nativo como "próprio do lugar onde nasce; oriundo de determinado local/casa" no ensino de Ciências. Seu público consistiu em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental com déficit na comunicação. Sendo um estudo no âmbito do ensino de Ciências, desenvolveram-se dois protótipos: uma Atividade Educacional Tangível (AET), história/aplicação, cujo nome é "Aventuras em Itapeva" e um Modelo de Práxis Educacional Tangível (MPET) para planejamento de atividades tangíveis. Essa AET foi criada para o projeto Proposta Inovadora de Tecnologia Assistiva para Inclusão e Aprendizagem (Pitaia) em Ciências, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, para estudantes com deficiência na comunicação. A AET criada tem como lócus de suas tarefas, ações e desafios o Parque Estadual de Itapeva no RS. Trata-se de um modelo de atividade tangível construído a partir da práxis pedagógica como professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) atuante em Sala de Recursos. Apresenta como pressupostos teóricos os postulados de Vygotsky (1991, 1998 e 2001), Leontiev (1978, 1985, 1988) e Davydov (1988), que se denominam de Modelo de Práxis Educacional Tangível (MPET). Objetivou-se, portanto, analisar se ocorreria o favorecimento da aptidão para formar o conceito científico (Vygotsky, 2001) pretendido nos estudantes do grupo de pesquisa Grupo Participante (GP), com a utilização de mesa tangível (MT) dos dois protótipos desenvolvidos e estratégias outras, que apoiaram o processo de formação do conceito científico no ensino de Ciências. Foram avaliadas a atenção e a percepção dos estudantes pesquisados em Cenas de Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2003). Constatou-se para os sujeitos pesquisados que a mediação com tecnologia tangível favoreceu a formação de conceitos científicos no ensino de Ciências, principalmente nesse grupo de participantes com déficit na comunicação, que estão nos anos finais do ensino fundamental. Constatou-se nesse GP o favorecimento pela melhora da atenção dos sujeitos, da sua percepção e do seu engajamento na tarefa testada. A MT favoreceu a percepção sensorial e melhorou a explicação oral quando estimulou esses sujeitos a dizerem o que veem. Nesse sentido, pode-se apontar que a sua utilização favoreceu o processo de formação do conceito científico pretendido.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze whether tangible interface, as a technological mediator of communication in science education, favours the formation of the scientific concept of native as "proper to the place where it was born; from a specific place/home". Study participants are students with a communication deficit, who are in their final years of elementary school. Given that this study is in the scope of Science teaching, two prototypes were developed: A Tangible Educational Activity (AET), history/application, whose name is "Adventure on Itapeva" and a Tangible Educational Praxis Model (MPET) for planning specific practical activities. The AET was created for the Innovative Proposal for an Assistive Technology for Inclusion and Learning (Pitaia) in Sciences, developed at the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, for students with communication disabilities. The created AET has as its focus the tasks, actions and challenges within the Itapeva State Park in RS. It is a model of tangible activity built from the pedagogical praxis of a teacher of Specialized Educational Treatment (AEE) who was working in the Resources Room. It presents as theoretical assumptions the postulates of Vygotsky (1991, 1998 and 2001), Leontiev (1978, 1985, 1988) and Davydov (1988), which are called the Tangible Educational Praxis Model (MPET). The objective was to analyze whether the ability to form the scientific concept would occur (Vygotsky, 2001) in the students of the research group. Thus, Participating Group (GP) was studied, with the use of a tangible table (MT) of the two prototypes developed and other strategies, which supported the process of forming the scientific concept in science teaching. The attention and perception of students surveyed in Scenes of Joint Attention were assessed (TOMASELLO, 2003). Findings indicate that mediation with tangible interface technology favored the formation of scientific concepts in science teaching in this group of participants with a deficit in communication, who are in the final years of elementary school. It was found in this GP that the subjects improved their attention, their perception and their engagement in the tested task. The MT favored sensory perception and improved oral explanation when it stimulated these subjects to say what they see. The use of tangible interface favoured the process of forming the intended scientific concept.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectJoint attentionen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectMediation in communicationen
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.subjectTangible interface technologyen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPraxispt_BR
dc.subjectSpecialized educational treatmenten
dc.titleCenas de atenção conjunta na análise de processo de Formação de conceito científico com mesa tangível em contexto Inclusivo : um estudo no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001126886pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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