Do Kraft ao Qì : uma análise de epistemologia-política sobre o uso do termo energia em práticas do Sistema Único de Saúde
dc.contributor.advisor | Lima, Nathan Willig | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Matheus Monteiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Glass, Letícia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T04:27:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/221710 | pt_BR |
dc.description.abstract | No ano de 2017 foi aprovada pelo Ministério da Saúde do Brasil uma Portaria que ampliou o número de terapias integrativas a serem oferecidas no Sistema Único de Saúde do Brasil. Essa política pública (Plano Nacional de Práticas Integrativas e Complementares), legitimada desde 2006, ao ser ampliada gerou uma série de reações contrárias de instituições científicas que se posicionaram sobre o tema através de cartas públicas. Partindo dessa controvérsia sociocientífica, esta pesquisa teve por objetivo descrever o processo e os mecanismos de tradução e estabilização de um conceito científico – a energia – em um contexto não legitimado pela comunidade científica, o das práticas integrativas e complementares, discutindo questões epistemológicas e políticas e de demarcação que estão associadas a esse processo. Valendo-se de conceitos da epistemologia-política de Bruno Latour, discutem-se questões acerca de um problema sociocientífico local e atual. Destaca-se a importância desse tipo de diálogo para uma Educação em Ciências que busca formar cidadãos capazes de se posicionar como sociedade em períodos como o que estamos vivendo, de controvérsias, pós-verdade e descrédito das ciências. A Educação em Ciências abarca a Educação em Saúde e discutir saúde pública em sala de aula tornou-se imprescindível. Essa pesquisa foi dividida em quatro estudos sequencias e independentes, mas que dialogam entre si. O primeiro estudo trata da controvérsia entre a política pública e o posicionamento das instituições científicas, apontando as características de cada discurso e as visões epistemológicas associadas; o segundo estudo é uma revisão da literatura da área de educação em ciências sobre o tema das PICs que aponta a lacuna de trabalhos sobre o tema na educação básica; no terceiro faz-se um resgate da gênese do conceito de energia na tradição científica, visto que esse conceito aparece nas portarias do Ministério da Saúde em outros contextos e com outros significados que não o da física, buscou-se avaliar possíveis influencias místicas no contexto científico; no último estudo realizou-se o mapeamento da rede sociotécnica do Reiki, que foi utilizado para comparações externas e internas da sustentação e intervalo de validade e critérios de demarcação aplicados a essa terapia para sua legitimação como política pública ofertada no SUS. | pt_BR |
dc.description.abstract | In 2017, an Ordinance was approved by the Ministry of Health of Brazil that expanded the number of integrative therapies to be offered in the Brazilian Unified Health System. This public policy (National Plan for Integrative and Complementary Practices), legitimized since 2006, when it was expanded, generated a series of contrary reactions from scientific institutions that took a position on the theme through public letters. Based on this socio-scientific controversy, this research aimed to describe the process and mechanisms of translation and stabilization of a scientific concept - energy - in a context not legitimized by the scientific community, that of integrative and complementary practices, discussing epistemological and political issues and demarcation that are associated with this process. Using concepts from Bruno Latour's epistemology-politics, questions about a local and current socio-scientific problem are discussed. The importance of this type of dialogue is highlighted for an Education in Sciences that seeks to form citizens capable of positioning themselves as society in periods like the one we are living in, of controversies, post-truth and discredit of the sciences. Science Education encompasses Health Education and discussing public health in the classroom has become essential. This research was divided into four sequential and independent studies, but which dialogue with each other. The first study deals with the controversy between public policy and the positioning of scientific institutions, pointing out the characteristics of each discourse and the associated epistemological views; the second study is a review of the literature in the area of science education on the topic of PICs that points out the gap in works on the topic in basic education; in the third, a revival of the genesis of the concept of energy in the scientific tradition, since this concept appears in the Ministry of Health ordinances in other contexts and with meanings other than physics, sought to evaluate possible mystical influences in the context scientific; in the last study, the Reiki sociotechnical network was mapped, which was used for external and internal comparisons of the support and validity interval and demarcation criteria applied to this therapy for its legitimacy as a public policy offered in SUS. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Epistemology-politics | en |
dc.subject | Epistemologia política | pt_BR |
dc.subject | Terapias integrativas | pt_BR |
dc.subject | Integrative and complementary practices | en |
dc.subject | Reiki | en |
dc.subject | Educacão em ciências | pt_BR |
dc.subject | Energy | en |
dc.subject | Science education | en |
dc.title | Do Kraft ao Qì : uma análise de epistemologia-política sobre o uso do termo energia em práticas do Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001125748 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2564)Ensino de Física (205)