Metacognição criativa para atividades acadêmicas : criação de uma escala e evidências de validade
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Nos últimos anos, as crenças sobre criatividade têm despertado interesse dos pesquisadores da área para entender a autopercepção dos indivíduos sobre a própria criatividade. Entretanto, há estudos que apontam divergências entre a autopercepção da criatividade e a performance criativa. O baixo conhecimento que os indivíduos têm da própria cognição no que concerne à criatividade pode ser uma das causas para esta divergência. A metacognição criativa representa o conhecimento que as pessoas têm da ...
Nos últimos anos, as crenças sobre criatividade têm despertado interesse dos pesquisadores da área para entender a autopercepção dos indivíduos sobre a própria criatividade. Entretanto, há estudos que apontam divergências entre a autopercepção da criatividade e a performance criativa. O baixo conhecimento que os indivíduos têm da própria cognição no que concerne à criatividade pode ser uma das causas para esta divergência. A metacognição criativa representa o conhecimento que as pessoas têm da própria cognição para a criatividade, bem como a capacidade de regulação para saber quando, como, onde e porque é mais adequado ser criativo. Esta dissertação teve como objetivo criar uma escala de metacognição criativa para as atividades acadêmicas e identificar o quanto os indivíduos reconhecem as estratégias cognitivas de fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração no contexto acadêmico, bem como obter evidências de validade. Para tanto, foi dividida em quatro estudos. No Estudo 1 são descritas as etapas do processo de criação da escala: oficina de criação dos itens, análise dos juízes e análise pela população-alvo. No Estudo 2 participaram 580 universitários de todas as regiões brasileiras, com idades de 18 a 60 anos (M=25,28, DP=6,16). As análises fatoriais exploratórias demonstraram uma estrutura de três fatores para 15 itens. No Estudo 3 participaram 284 universitários de 17 a 61 anos (M=26,22, DP=7,21). As análises fatoriais confirmatórias indicaram bons ajustes para a solução de três fatores tanto no modelo hierárquico quanto no modelo correlacional. O modelo hierárquico foi indicado como o mais apropriado para interpretar o construto, indicando um construto global da metacognição criativa. No Estudo 4 são apresentadas correlações com os construtos de autoeficácia criativa, identidade criativa e os fatores de personalidade extroversão, neuroticismo, amabilidade, abertura a experiência e conscienciosidade. A EMC-A apresentou correlações significativas positivas moderadas com a autoeficácia criativa, identidade criativa e com o fator de abertura a experiência. ...
Abstract
In the last years, creative self-beliefs have aroused interest of field researchers who aim to understand individual’s self-perceptions about their own creativity. However, many studies indicate differences between self-perceptions of creativity and actual performance. Individual’s low level about their own creative cognition might be a cause for these differences. Creative metacognition is a combination of self-knowledge and contextual knowledge, indicating their ableness to know when, how, wh ...
In the last years, creative self-beliefs have aroused interest of field researchers who aim to understand individual’s self-perceptions about their own creativity. However, many studies indicate differences between self-perceptions of creativity and actual performance. Individual’s low level about their own creative cognition might be a cause for these differences. Creative metacognition is a combination of self-knowledge and contextual knowledge, indicating their ableness to know when, how, where and why creativity is suitable. The aim of this thesis was to develop a creative metacognition scale for academic activities and identify how much students recognize cognitive strategies of fluency, flexibility, originality and elaboration in the academic context, as well as get evidences of construct validity. Study 1 describes scale’s development process: items development, expert judge review and target population review. In Study 2, 580 college students of Brazil, aged between 18 and 60 years (M=25,28, DP=6,16). Exploratory factor analysis showed a three-factor solution for a 15-item scale. In Study 3, 284 university students participated, aged between 17 and 61 years (M=26,22, DP=7,21). Confirmatory factor analysis showed good fit index for a three-factor solution, both in hierarchical and correlational models. Hierarchical model was pointed as the most appropriated to construct interpretation, suggesting a global construct that evaluate creative metacognition for academic activities. In Study 4, correlations with creative self-efficacy, creative identity and Big-5 personality factors of extroversion, neuroticism, agreeableness, openness to experience and conscientiousness. EMC-A showed positive significative correlations with creative self-efficacy, creative identity and openness to experience. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Psicologia (695)
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