Quem divide, multiplica : resgate de tradições e novas representações sociais e identitárias na conservação das sementes da Paixão-PB
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo trata da conservação de sementes crioulas no âmbito da Agroecologia. Foi através de um olhar mais atento ao protagonismo e a agência social dos agricultores familiares que buscam outras formas de produção, que chegamos à experiência dos guardiões de Sementes da Paixão. Essa experiência de resgate e conservação de sementes crioulas acontece no semiárido paraibano. Nesta região, esses agricultores familiares estão a produzir alimentos a partir de sementes adaptadas às condições ecológ ...
Este estudo trata da conservação de sementes crioulas no âmbito da Agroecologia. Foi através de um olhar mais atento ao protagonismo e a agência social dos agricultores familiares que buscam outras formas de produção, que chegamos à experiência dos guardiões de Sementes da Paixão. Essa experiência de resgate e conservação de sementes crioulas acontece no semiárido paraibano. Nesta região, esses agricultores familiares estão a produzir alimentos a partir de sementes adaptadas às condições ecológicas do semiárido. Muitas dessas sementes foram resgatadas e fazem parte de um trabalho que começou nos anos de 1970 e que atualmente seguem algumas diretrizes e principíos da Agroecologia. A pesquisa foi desenvolvida com guardiões de Sementes da Paixão, na área de abrangência do Polo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema, localizado na mesorregião do Agreste paraibano. O objetivo deste estudo foi compreender como emerge e se materializa o resgate e a conservação das Sementes da Paixão, evidenciando as representações e práticas sociais envolvidas. Discutimos como se dá a construção política e identitária dos guardiões no âmbito da Agroecologia. Para tanto, escolhemos trabalhar com a metodologia qualitativa. A principal ferramenta de coleta de dados foi a Snowball para se chegar até os participantes da pesquisa. Durante o campo realizamos entrevistas com auxílio de questionário semiestruturado e fizemos uso de observação participante, anotações de conversas informais em cadernos de campo e fotografias. Na experiência das Sementes da Paixão, a identidade de guardião de sementes crioulas vem sendo construída através de processos de mediação social e, nesse processo algumas práticas sociais e tradições rurais estão sendo resgatadas, porém ressignificadas com base na Agroecologia. Nos debruçamos sobre essa construção identitária e constatamos que os guardiões se posicionam adotando discursos, identidades e práticas que muitas vezes são embasadas em pares de oposição que são socialmente construídas. O principal par de oposição em jogo no caso dos guardiões de Sementes da Paixão é o de tradição versus moderno. Notamos que nesse grupo há um esforço discursivo em separar as práticas agrícolas dos guardiões das práticas de outros grupos de agricultores, utilizando para isso adjetivos que qualificam seus trabalhos e seus esforços de conservação da agrobiodiversidade em base agroecológica. Como fruto desse esforço, está a idealização do termo identitário de guardião de Semente da Paixão. No entanto identificamos que tais posicionamentos dos guardiões notabilizam a formação não de polos opostos, como muitos estudos enfatizam, mas de sentidos opostos na agricultura. Esses sentidos opostos se referem à evolução das práticas dos agricultores, ou seja, às visões e concepções diferentes de prioridades e de soluções de problemas na agricultura, não necessariamente, à manutenção do par de oposição tradição versus moderno. Se embasam nos pares de oposição para enfatizar e enaltecer suas práticas mais afeitas à sustentabilidade na agricultura. Nesse caso a tradição não diz respeito apenas às práticas que são transgeracionais, ou seja, passadas de geração em geração como se supõe. Mas ao resgate de tradição ou invenção de tradição, que poder ser entendida como um mecanismo de resgate de antigas formas de se fazer agricultura sem uso de insumos químicos e manejos altamente mecanizados. Essas visões podem ser analisadas como sendo socialmente referenciadas e fruto de oportunidades preexistentes pois, são irradiadas em sua maioria, das ONGs que trabalham com mediação social no âmbito da agroecologia. Com a identidade em voga, esse grupo de agricultores se posicionam no espaço social de conservação de sementes crioulas e, estabelecem parcerias, criam redes, fortalecem as relações sociais e avançam conquistando espaço, reconhecimento e políticas públicas. É notável o engajamento e protagonismo feminino na conservação de Sementes da Paixão. Assim como é possível diagnosticar o encaminhamento futuro das ações de conservação via juventude que cada vez mais se apropria desse espaço social em favor de suas legitimidades. ...
Abstract
This study deals with the conservation of Creole seeds in the context of Agroecology. It was through a closer look at the protagonism and social agency of family farmers who seek other forms of production, that we came to the experience of the guardians of Sementes da Paixão (Seeds of Passion). This experience of rescue and conservation of Creole seeds takes place in the semi-arid region of Paraíba. In this region, these family farmers are producing food from seeds adapted to the ecological con ...
This study deals with the conservation of Creole seeds in the context of Agroecology. It was through a closer look at the protagonism and social agency of family farmers who seek other forms of production, that we came to the experience of the guardians of Sementes da Paixão (Seeds of Passion). This experience of rescue and conservation of Creole seeds takes place in the semi-arid region of Paraíba. In this region, these family farmers are producing food from seeds adapted to the ecological conditions of the semiarid region. Many of these seeds were recovered and are part of a work that began in the 1970s and that currently follow some guidelines and principles of Agroecology. The research was carried out with guardians of Seeds of Passion, in the area covered by the Trade Union and Borborema Family Farming Organizations, located in the Agreste region of Paraíba. The objective of this study was to understand how the rescue and conservation of the Sementes da Paixão emerges and materializes, highlighting the representations and social practices involved. We discuss in this study how the political and identity construction of guardians takes place in the context of Agroecology. For that, we chose to work with the qualitative methodology. The main data collection tool was Snowball to reach research participants. During the field, we conducted interviews with the aid of a semi-structured questionnaire and made use of participant observation, notes of informal conversations in field notebooks and photographs. In the experience of Sementes da Paixão, the identity of guardian of creole seeds has been built through processes of social mediation and, in this process, some social practices and rural traditions are being rescued, but reframed based on Agroecology. We looked at this identity construction and found that guardians have agency power and position themselves by adopting discourses, identities and practices that are often based on opposition pairs that are socially constructed. The main pair of opposition at stake in the case of the Guardians of Seeds of Passion is that of tradition versus modern. We note that in this group there is a discursive effort to separate the agricultural practices of the guardians from the practices of other groups of farmers, using adjectives that qualify their work and their efforts to conserve agrobiodiversity on an agroecological basis. As a result of this effort, is the idealization of the identity term guardian of Sementes da Paixão. However, we identified that such positions of the guardians make the formation not not of opposite poles, as many studies emphasize, but of opposite meanings in agriculture. These opposing meanings refer to the evolution of farmers' practices, that is, to the different visions and conceptions of priorities and solutions to problems in agriculture, not necessarily to the maintenance of the traditional versus modern opposition pair. They are based on the opposition pairs to emphasize and praise their practices more related to sustainability in agriculture. In this case, tradition is not just about practices that are transgenerational, that is, passed from generation to generation as is supposed. But to rescue tradition or invention of tradition, which can be understood as a mechanism to rescue old ways of farming without using chemical inputs and highly mechanized management. These views can be analyzed as being socially referenced and the result of pre-existing opportunities because they are mostly irradiated by NGOs that work with social mediation in the field of agroecology. With the identity in vogue, this group of farmers is positioned in the social space for the conservation of Creole seeds and establishing partnerships, creating networks, strengthening social relations and moving forward by conquering space, recognition and public policies. The female engagement and protagonism in the conservation of Seeds of Passion is remarkable. Just as it is possible to diagnose the future forwarding of conservation actions via youth, which increasingly appropriates this social space in favor of its legitimacy. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)Desenvolvimento Rural (538)
Este item está licenciado na Creative Commons License