Estimativa do tamanho populacional e número de atropelamentos em duas espécies ameaçadas de anfíbios arborícolas
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Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O número de estudos que demonstram os efeitos negativos das estradas sobre as populações de espécies silvestres vem crescendo. Os anfíbios são organismos especialmente suscetíveis aos atropelamentos, aspecto extremamente preocupante, já que esse é, dos impactos das estradas, o impacto mais rápido e direto na retirada de indivíduos da população, de perda de informação genética e, consequentemente, de comprometimento da viabilidade dessas populações. Nosso objetivo foi quantificar o potencial efe ...
O número de estudos que demonstram os efeitos negativos das estradas sobre as populações de espécies silvestres vem crescendo. Os anfíbios são organismos especialmente suscetíveis aos atropelamentos, aspecto extremamente preocupante, já que esse é, dos impactos das estradas, o impacto mais rápido e direto na retirada de indivíduos da população, de perda de informação genética e, consequentemente, de comprometimento da viabilidade dessas populações. Nosso objetivo foi quantificar o potencial efeito direto das fatalidades por atropelamento sobre duas populações de anfíbios arborícolas florestais ameaçados de extinção, as pererecas, Itapotihyla lagsdorffii e Phyllomedusa distincta no sul da Mata Atlântica. Estimamos o tamanho populacional e a magnitude dos atropelamentos na rodovia em dois períodos reprodutivos dos anfíbios, outubro de 2017 a março de 2018 e de agosto a dezembro de 2018. Para estimar o tamanho da população adulta, realizamos amostragens de marcação e recaptura em três banhados distantes 25 a 200 metros da rodovia, marcando os indivíduos com etiquetas alfa numéricas. Para estimar a magnitude de atropelamentos na rodovia realizamos monitoramentos a pé com quatro observadores, duas vezes ao dia. Nas duas abordagens as estimativas levaram em consideração a detecção imperfeita na estimativa dos parâmetros. O tamanho da população de I. langsdorffii em cada ocasião amostral variou de 80,58 a 159,83 indivíduos com uma porcentagem (estimada) de 0% a 11,96% dessa população sendo atropelada. O tamanho da população de P. distincta variou de 16,66 a 28,20 indivíduos com uma proporção de atropelamentos variando de 0% a 25%. Evidenciamos que a mortalidade na rodovia em algumas ocasiões representa uma proporção importante dos indivíduos reprodutivos, podendo ter graves consequências para a persistência das populações de espécies ameaçadas mesmo em unidades de conservação de proteção integral. ...
Abstract
There are an increasing number of studies quantifying the negative effects of roads on wildlife populations. Amphibians are the vertebrate group most vulnerable to road mortality, and this of special concern as road-kill removes directly individuals from a population, resulting in the loss of genetic heterogeneity and the reduction of population persistence. We aimed at quantifying the direct effect of road mortality on two threatened tree-frog populations, Itapotihyla langsdorffii and Phyllome ...
There are an increasing number of studies quantifying the negative effects of roads on wildlife populations. Amphibians are the vertebrate group most vulnerable to road mortality, and this of special concern as road-kill removes directly individuals from a population, resulting in the loss of genetic heterogeneity and the reduction of population persistence. We aimed at quantifying the direct effect of road mortality on two threatened tree-frog populations, Itapotihyla langsdorffii and Phyllomedusa distincta in a protected area crossed by a road in the Atlantic Forest. We estimated population abundance and road-kill magnitude in two amphibians’ reproductive period, October 2017 to March 2018 and August 2018 to December 2018. To estimate the abundance of the adult populations we used the capture-recapture method by marking captured individuals with alpha tags in three ponds distant 25 to 200 meters from the road. To estimate road-kill magnitude we carried out carcass monitoring on foot twice a day with four observers. In these two approaches we considered the imperfect detection in estimating the parameters. I. langsdorffii population size at each sampling occasion ranged from 80.58 to 159.83 individuals with 0% to 11.96% of this population being road-killed. P. distincta population size at each sampling occasion ranged from 16.66 to 28.20 individuals with 0% to 25% of this population killed on the road. We show that road mortality is removing a significant proportion of the reproductive population of these two species. Such situations may have serious consequences for population persistence of threatened species, even in protect areas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
Coleções
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