“É isso, eu tava mesmo dizendo eu moro aqui e faço visita na minha casa” : cotidiano de trabalho de mães sociais que residem em casas lares
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Em vista da política neoliberal, vive-se cada dia mais a presença do Estado incipiente e a transferência das responsabilidades das políticas sociais para o setor privado por meio do Terceiro Setor. O Terceiro Setor (ou instituições privadas) acabam sendo as principais instituições a executarem as políticas socioassistenciais no Brasil. Entre os trabalhadores da assistência social encontram-se os educadores residentes (pais sociais) do serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescen ...
Em vista da política neoliberal, vive-se cada dia mais a presença do Estado incipiente e a transferência das responsabilidades das políticas sociais para o setor privado por meio do Terceiro Setor. O Terceiro Setor (ou instituições privadas) acabam sendo as principais instituições a executarem as políticas socioassistenciais no Brasil. Entre os trabalhadores da assistência social encontram-se os educadores residentes (pais sociais) do serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes da modalidade casa lar. A modalidade casa lar destaca-se por ser um Serviço de Acolhimento provisório no qual pelo menos uma pessoa ou casal trabalha como educador, residindo em seu local de trabalho. Diante disso, o objetivo deste estudo é dar visibilidade ao cotidiano de trabalho de educadores residentes em casas lares, identificando os efeitos na saúde e nos modos de vida desses trabalhadores. Trata-se de um estudo com delineamento qualitativo exploratório-descritivo. Participaram desta pesquisa seis educadoras residentes, com média de idade 39,5 anos, de seis casas lares diferentes situadas em um município da região metropolitana de Porto Alegre. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário bio-sociodemográfico e a entrevista narrativa individual (GIL, 1999). Os dados coletados por meio dos questionários bio sociodemográficos e das entrevistas individuais (gravadas e transcritas) foram analisados através da metodologia de Análise Temática (MINAYO, 2001). Como resultado deste estudo foram descritos o cotidiano e a organização do trabalho das educadoras residentes. Refletiu-se sobre a negação do trabalho enquanto ideologia defensiva, bem como sobre o trabalho dos pais sociais na perspectiva do voluntariado. Além disso, foi descrito sobre as formas de reconhecimento e a cooperação no trabalho das mães sociais como fator de saúde. Contudo ressalta se sobre a necessidade de atentar para os efeitos na saúde e a importância das pesquisas e espaços coletivos de discussão para a saúde destes trabalhadores. ...
Abstract
In view of the neoliberal policy, the incipient State is increasingly being seen and the responsibilities of social policies are transferred to the private sector through the Third Sector. The Third Sector (or private institutions) ends up being the main institutions to implement social assistance policies in Brazil. Among the social assistance workers, there are resident educators (social parents) from the institutional shelter service for children and adolescents in the Home-based modality. T ...
In view of the neoliberal policy, the incipient State is increasingly being seen and the responsibilities of social policies are transferred to the private sector through the Third Sector. The Third Sector (or private institutions) ends up being the main institutions to implement social assistance policies in Brazil. Among the social assistance workers, there are resident educators (social parents) from the institutional shelter service for children and adolescents in the Home-based modality. The Home-Home modality stands out for being a provisional Reception Service in which at least one person or couple works as an educator who resides in their workplace. Therefore, the objective of this study is to give visibility to the daily work of educators living in nursing homes, identifying the effects on the health and on the ways of life of these workers. This is a study with an exploratory-descriptive qualitative design. 06 resident educators, with an average age of 39.5 years, participated in 06 different homes located in a municipality in the metropolitan region of Porto Alegre. As a research instrument, a biosociodemographic questionnaire and an individual narrative interview were used (GIL, 1999). The data collected through biosociodemographic questionnaires and individual interviews (recorded and transcribed), were analyzed using the Thematic Analysis methodology (MINAYO, 2001). As a result of this study, it was described about the daily life and work organization of resident educators. It reflected on the denial of work as a defensive ideology, as well as on the work of social parents from the perspective of volunteering. In addition, it was described about the forms of recognition and cooperation in the work of social mothers as a health factor. However, it is emphasized the need to pay attention to the effects that work in homes has on the health of resident educators and the importance of research and collective discussion spaces for the health of these workers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)
Este item está licenciado na Creative Commons License