Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSlodkowski, Bruna Kinpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorMendes, Jozelina Silva da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-21T04:45:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221363pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações participantes com 21 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados apontaram que a maioria dos participantes (99%) considerou satisfatória a construção dos materiais, evidenciando alguns elementos necessários para este processo, como o planejamento. A análise dos dados apontou que a autoria digital pode auxiliar tanto no desenvolvimento da autonomia quanto no envelhecimento ativo através das produções de vídeos.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to investigate the way in which the construction of videos contribute to active aging and the development of the autonomy of cybersêniors in a course of digital inclusion. The number of digital tools developed for the production of digital materials grows annually. Thus, it is increasingly important to instigate the digital authorship of the elderly to develop their self-esteem and self-realization. The methodology adopted was qualitative of the case study type. Data collection it was made from questionnaires and participant observations with 21 elderly individuals aged 60 years or older. The data indicated that the majority of the participants (99%) considered the construction of the materials satisfactory, evidencing some elements necessary for this process, such as planning. Data analysis pointed out that digital authorship can help both the development of autonomy and active aging through video productions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre : UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologia na Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Vol. 22, n. 3 (2019), p. 9-11.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital contenten
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectActive agingen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectSêniorsen
dc.titleAutoria digital de cybersêniors : um estudo de caso sobre a construção de vídeospt_BR
dc.title.alternativeCybersêniors digital authorship : a case study on video constructionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001126121pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples