Autoria digital de cybersêniors : um estudo de caso sobre a construção de vídeos
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Tipo
Outro título
Cybersêniors digital authorship : a case study on video construction
Resumo
O artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A col ...
O artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações participantes com 21 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados apontaram que a maioria dos participantes (99%) considerou satisfatória a construção dos materiais, evidenciando alguns elementos necessários para este processo, como o planejamento. A análise dos dados apontou que a autoria digital pode auxiliar tanto no desenvolvimento da autonomia quanto no envelhecimento ativo através das produções de vídeos. ...
Abstract
The article aims to investigate the way in which the construction of videos contribute to active aging and the development of the autonomy of cybersêniors in a course of digital inclusion. The number of digital tools developed for the production of digital materials grows annually. Thus, it is increasingly important to instigate the digital authorship of the elderly to develop their self-esteem and self-realization. The methodology adopted was qualitative of the case study type. Data collection ...
The article aims to investigate the way in which the construction of videos contribute to active aging and the development of the autonomy of cybersêniors in a course of digital inclusion. The number of digital tools developed for the production of digital materials grows annually. Thus, it is increasingly important to instigate the digital authorship of the elderly to develop their self-esteem and self-realization. The methodology adopted was qualitative of the case study type. Data collection it was made from questionnaires and participant observations with 21 elderly individuals aged 60 years or older. The data indicated that the majority of the participants (99%) considered the construction of the materials satisfactory, evidencing some elements necessary for this process, such as planning. Data analysis pointed out that digital authorship can help both the development of autonomy and active aging through video productions. ...
Contido em
Informática na educação : teoria & prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre : UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologia na Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Vol. 22, n. 3 (2019), p. 9-11.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39077)Ciências Humanas (6670)
Este item está licenciado na Creative Commons License