Autoria digital de cybersêniors : um estudo de caso sobre a construção de vídeos
dc.contributor.author | Slodkowski, Bruna Kin | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Letícia Sophia Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Jozelina Silva da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T04:45:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-084X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/221363 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações participantes com 21 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados apontaram que a maioria dos participantes (99%) considerou satisfatória a construção dos materiais, evidenciando alguns elementos necessários para este processo, como o planejamento. A análise dos dados apontou que a autoria digital pode auxiliar tanto no desenvolvimento da autonomia quanto no envelhecimento ativo através das produções de vídeos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article aims to investigate the way in which the construction of videos contribute to active aging and the development of the autonomy of cybersêniors in a course of digital inclusion. The number of digital tools developed for the production of digital materials grows annually. Thus, it is increasingly important to instigate the digital authorship of the elderly to develop their self-esteem and self-realization. The methodology adopted was qualitative of the case study type. Data collection it was made from questionnaires and participant observations with 21 elderly individuals aged 60 years or older. The data indicated that the majority of the participants (99%) considered the construction of the materials satisfactory, evidencing some elements necessary for this process, such as planning. Data analysis pointed out that digital authorship can help both the development of autonomy and active aging through video productions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Informática na educação : teoria & prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre : UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologia na Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Vol. 22, n. 3 (2019), p. 9-11. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital content | en |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Active aging | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Sêniors | en |
dc.title | Autoria digital de cybersêniors : um estudo de caso sobre a construção de vídeos | pt_BR |
dc.title.alternative | Cybersêniors digital authorship : a case study on video construction | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001126121 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)