Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilveira, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-14T04:26:12Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1519-6569pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220990pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta reflexões sobre dimensões pedagógicas da aproximação entre a leitura e a pós-modernidade, partindo de discussões sobre as múltiplas identidades contemporâneas e sobre a pós-modernidade, como conceito que tanto engloba mudanças sociais e culturais atuais como novas formas de "pensar a realidade". Exploram-se alguns pontos atuais dessa aproximação: a contestação da exclusividade do texto literário na escola em benefício de uma variedade de gêneros textuais e artefatos culturais; a emergência de variadas identidades nos novos materiais de leitura; o entendimento da leitura como importante espaço de processos identitários; o reconhecido hibridismo na produção da própria leitura, assim como novas configurações no processo, preferências e tipos de leitura para uma geração desde cedo constituída num ambiente de videogames, Internet e zapping.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents reflections on the pedagogic dimensions o f the approximation between reading and post-modernity, based on discussions about multiple contemporary identities and about post-modernity as a concept that includes current social and cultural changes as we/1 new ways of "thinking reality". Some current points of approximation are examined: questioning the exclusive use of literary texts in schools as opposed to using a variety of textual genres and cultural artifacts; the emergence of various different identities in new reading materiais; the understanding of reading as an important arena for identitary processes; the acknowledged hybridism o f the production of reading itself, as we/1 as new configurations of the process, preferences and types of reading for a generation that is constituted, from a very early age, in an environment of videogames, the Internet and zapping.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2004), p. 49-52pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectPost-modernityen
dc.subjectEducationen
dc.titleLeitura e pós-modernidade : algumas reflexõespt_BR
dc.title.alternativeReading and post-modernity : some reflectionsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000480342pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem