Mostrar el registro sencillo del ítem
Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões
dc.contributor.author | Silveira, Rosa Maria Hessel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-14T04:26:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-6569 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/220990 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta reflexões sobre dimensões pedagógicas da aproximação entre a leitura e a pós-modernidade, partindo de discussões sobre as múltiplas identidades contemporâneas e sobre a pós-modernidade, como conceito que tanto engloba mudanças sociais e culturais atuais como novas formas de "pensar a realidade". Exploram-se alguns pontos atuais dessa aproximação: a contestação da exclusividade do texto literário na escola em benefício de uma variedade de gêneros textuais e artefatos culturais; a emergência de variadas identidades nos novos materiais de leitura; o entendimento da leitura como importante espaço de processos identitários; o reconhecido hibridismo na produção da própria leitura, assim como novas configurações no processo, preferências e tipos de leitura para uma geração desde cedo constituída num ambiente de videogames, Internet e zapping. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents reflections on the pedagogic dimensions o f the approximation between reading and post-modernity, based on discussions about multiple contemporary identities and about post-modernity as a concept that includes current social and cultural changes as we/1 new ways of "thinking reality". Some current points of approximation are examined: questioning the exclusive use of literary texts in schools as opposed to using a variety of textual genres and cultural artifacts; the emergence of various different identities in new reading materiais; the understanding of reading as an important arena for identitary processes; the acknowledged hybridism o f the production of reading itself, as we/1 as new configurations of the process, preferences and types of reading for a generation that is constituted, from a very early age, in an environment of videogames, the Internet and zapping. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2004), p. 49-52 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Post-modernity | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and post-modernity : some reflections | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000480342 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39351)Ciencias Humanas (6733)