Vidas juvenis: narrativas de professores da educação especial
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa qualitativa participante, que objetiva analisar narrativas de professores de uma escola de educação especial no município de Porto Alegre a respeito do tema Juventude e Deficiência Intelectual. Como forma de produção dos dados foi utilizada uma reunião virtual via plataforma Google Meet, em que oito profissionais da escola atuantes em diferentes espaços narraram, durante aproximadamente uma hora e trinta minutos, sobre o tema. Além disso, també ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa qualitativa participante, que objetiva analisar narrativas de professores de uma escola de educação especial no município de Porto Alegre a respeito do tema Juventude e Deficiência Intelectual. Como forma de produção dos dados foi utilizada uma reunião virtual via plataforma Google Meet, em que oito profissionais da escola atuantes em diferentes espaços narraram, durante aproximadamente uma hora e trinta minutos, sobre o tema. Além disso, também foi explorada a relação com o tema a partir das experiências do estágio curricular obrigatório como parte da pesquisa. Para analisar os dados obtidos, as narrativas foram separadas em três eixos conceituais: família, sexualidade e trabalho. Como ferramenta analítica foram utilizados autores como Bastos e Deslandes (2005) e Skliar (1999) além da legislação sobre o tema em pauta. A partir da análise dos dados obtidos destaca-se a importância da pauta Vidas Juvenis na Educação Especial a fim de que a inclusão seja plena em todas as áreas e etapas da vida humana. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1414)
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