Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula e tem como recorte de pesquisa a autoria de HQs animadas por parte de estudantes do ensino fundamental. Realizamos, a fim de conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na qual processamos 74 produções diversas. Desse montante havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Apó ...
O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula e tem como recorte de pesquisa a autoria de HQs animadas por parte de estudantes do ensino fundamental. Realizamos, a fim de conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na qual processamos 74 produções diversas. Desse montante havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA em 17 fatores e 2 categorias. A partir dos apontamentos desse estudo elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica em que a autoria de histórias em quadrinhos é mediada pelo auxílio de dois softwares gratuitos: o SCRATCH e o SCALA. Esses softwares trazem em sua interface componentes e conceitos que podem auxiliar na alfabetização digital de estudantes do ensino fundamental. A conclusão geral desse estudo foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, a apropriação digital. Para futuras pesquisas, sugerimos avançar este estudo na direção de facilitar a apropriação, por parte dos educandos, de conceitos pertinentes à autoria de histórias digitais e de sistemas computacionais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License