Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil
Fecha
2020Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso, a partir das contribuições dos estudos sobre a docência relativos a sua interlocução com os estágios enquanto processo de formação, apresenta reflexões a respeito da prática de estágio na Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O intuito do trabalho investigativo foi mapear os efeitos do processo de estágio na formação profissional de um grupo de acadêmicas egressas, as quais ...
O presente trabalho de conclusão de curso, a partir das contribuições dos estudos sobre a docência relativos a sua interlocução com os estágios enquanto processo de formação, apresenta reflexões a respeito da prática de estágio na Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O intuito do trabalho investigativo foi mapear os efeitos do processo de estágio na formação profissional de um grupo de acadêmicas egressas, as quais tiveram o mesmo orientador. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: (a) descrever os processos de formação docente a partir dos estágios na Educação Infantil; (b) identificar os desafios, aprendizagens, apostas e tensionamentos vivenciados pelas estagiárias durante o estágio na Educação Infantil; (c) compartilhar as estratégias de formação docente utilizadas no estágio de Educação Infantil; e (d) discutir a importância do estágio na formação de professoras de Educação Infantil. Tendo em vista o exposto, como metodologia, foram realizadas entrevistas narrativas com seis egressas do curso de Pedagogia que realizaram seus estágios na Educação Infantil. As questões das entrevistas focalizaram a importância do estágio como possibilidade de formação e (auto)formação docente, do orientador enquanto formador das acadêmicas e do grupo de estagiárias como suporte para discussões e aprendizagens. As questões também versaram sobre os desafios, conquistas e aprendizagens decorrentes do estágio. A partir dos dados gerados nas entrevistas, foi realizada a análise do conteúdo das narrativas. Desse modo, foram definidas as seguintes unidades de análise: (a) a importância do estágio na formação docente; (b) as relações entre as disciplinas da graduação e o estágio docente na Educação Infantil; a importância da orientação e do grupo de estagiárias no processo de formação inicial; (d) dos desafios às aprendizagens no estágio de Educação Infantil. A partir das análises, foi possível inferir a respeito da importância do estágio na formação inicial, assim como da relevância da orientação do professor responsável como suporte para as aprendizagens das entrevistadas. Também foi possível evidenciar que o estágio no curso de graduação gera efeitos na vida profissional das alunas, os quais contribuem indefectivelmente para que elas se constituam como professoras comprometidas ética, política e pedagogicamente com a educação das crianças ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37868)Tesinas Pedagogía (1414)
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