A experiência do acompanhamento terapêutico a partir da narrativas de usuárias(os)
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
A presente pesquisa buscou interrogar o dispositivo do Acompanhamento Terapêutico (AT) a partir da narrativa de pessoas acompanhadas pelo projeto de extensão ATnaRede/UFRGS. Para tal, foram realizados (2) encontros de roda de conversa e (2) entrevistas que foram audiogravadas e transcritas. A rodas de conversa tiveram referência na metodologia das rodas de pesquisa apoio Paidéia de avaliação de serviços de saúde (FURLAN e CAMPOS, 2014). Utilizou se o levantamento de núcleos-argumentais e a prod ...
A presente pesquisa buscou interrogar o dispositivo do Acompanhamento Terapêutico (AT) a partir da narrativa de pessoas acompanhadas pelo projeto de extensão ATnaRede/UFRGS. Para tal, foram realizados (2) encontros de roda de conversa e (2) entrevistas que foram audiogravadas e transcritas. A rodas de conversa tiveram referência na metodologia das rodas de pesquisa apoio Paidéia de avaliação de serviços de saúde (FURLAN e CAMPOS, 2014). Utilizou se o levantamento de núcleos-argumentais e a produção de narrativas para análise do material do campo. Em ambos dispositivos (roda e entrevista), o segundo encontro serviu para apreciação e validação da produção narrativa e aprofundamentos da discussão. Participaram da pesquisa 6 pessoas, 5 no espaço de roda de conversa e 1 em entrevista. A avaliação do AT foi feita pelas participantes a partir da figura de quem as acompanha, com suas características pessoais e profissionais, sendo a sua presença na vida das participantes da pesquisa um dos pontos mais valorizados. As participantes demonstraram relutância em fazer críticas ao acompanhamento. A percepção do trabalho do AT se mostrou variar a partir do tipo de ações desempenhadas pel(a) acompanhante terapêutica(o) que estão relacionadas às suas respectivas áreas profissionais. Por fim, o AT se mostrou, para as participantes da pesquisa, um dispositivo importante de acesso e promoção de direitos sociais e “espaço” para um maior exercício de autonomia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Coleções
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Ciências Humanas (7543)
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