Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau
dc.contributor.advisor | Becker, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Embaló, Mamadú Mutaro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-14T04:27:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/219892 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo investigar as concepções de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de seus alunos. Sua realização justifica-se por entender que investigar a compreensão dos professores acerca desses dois processos nos permitirá aferir as concepções epistemológicas que constituem o pano de fundo de suas práticas pedagógicas. Tais concepções poderão servir de ponto de partida para refletir a respeito das relações que se estabelecem dentro da sala de aula e, consequentemente, da política de formação de professores no país. Os dados foram coletados através de observação de aulas e entrevista semiestruturada, inspirada no método clínico de Jean Piaget. Constatou-se que os professores participantes desta pesquisa não têm uma compreensão consistente dos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem e da intrínseca relação entre eles; e, consequentemente, permanecem distantes de práticas didático-pedagógicas ativas, próprias de uma pedagogia relacional, fundada por uma epistemologia construtivista. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the conceptions of literacy teachers in Guinea-Bissau about the processes of cognitive development and learning of their students. Its realization is justified by the understanding that investigating teachers' understanding of these two processes will allow us to assess the epistemological conceptions that constitute the background of their pedagogical practices, and that such conceptions may serve as a starting point to reflect on the relationships that are established within the classroom and, consequently, the policy of teacher training in the country. The data were collected through classroom observation and semi-structured interview, inspired by Jean Piaget's clinical method. It was found that the teachers participating in this research do not have a consistent understanding of the processes of cognitive development and learning and the intrinsic relationship between them; and, consequently, they remain distant from active didactic-pedagogical practices, proper to a relational pedagogy, founded by a constructivist epistemology. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literacy teachers | en |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Epistemological and pedagogical conceptions | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Cognitive development | en |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001124296 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2564)Informática na Educação (322)