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dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorMartin, Elisa Friedrichpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-02T04:25:48Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219409pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa busca compreender o desenvolvimento do pensamento combinatório em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, mostrou-se necessário conceber e desenvolver um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) abordando o tema para essa faixa etária. A concepção, assim como a utilização do objeto produzido foram realizados sob a perspectiva do construtivismo de Jean Piaget. O desenvolvimento do ODA se deu com base no que indica a bibliografia sobre requisitos pedagógicos e técnicos. O uso do ODA fez parte da produção de dados da pesquisa. A análise das resoluções dos problemas apresentados e dos caminhos percorridos pelos estudantes na busca pelas soluções tornaram-se objetos de análise para que se pudesse esclarecer como o pensamento combinatório se desenvolve no estádio das operações concretas. Foram propostos problemas de produto cartesiano, combinação, arranjo e permutação. Foram analisados os percursos de pensamento e as abstrações dos participantes da pesquisa ocorridas durante a resolução dos problemas. Os dados analisados permitiram afirmar que os participantes aprenderam conceitos de análise combinatória a partir do uso do ODA e das discussões com colegas e pesquisadores. Sem intervenções específicas sobre o assunto ou modelos a serem seguidos, muitos resolveram os problemas propostos. A partir das condutas observadas, identificou-se o desenvolvimento e a criação de estratégias com indícios de sistematização e generalização na construção de soluções para os problemas de combinatória.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to understand the development of combinatorial thinking in Elementary School children.For this, it was necessary to conceive and develop a Digital Learning Object (DLO) addressing the theme for this age group. The conception, as well as the use of the object produced, were carried out from the perspective of Jean Piaget's constructivism. The development of DLO took place based on what the bibliography on pedagogical and technical requirements indicates. The use of DLO was part of the production of research data. The analysis of the solutions to the problems presented and the paths taken by the students in the search for solutions became objects of analysis in order to clarify how combinatorial thinking develops at the stage of concrete operations. Cartesian product, combination, arrangement and permutation problems have been proposed. The pathways of thought and abstractions of the research participants that occurred during problem solving were analyzed. The analyzed data allowed to affirm that the participants learned concepts of combinatorial analysis from the use of DLO and from discussions with colleagues and researchers. Without specific interventions on the subject or models to be followed, many solved the proposed problems. From the observed behaviors, it was identified the development and creation of strategies with evidence of systematization and generalization in the construction of solutions to the problems of combinatorics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning Objectsen
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectCombinatorial Thinkingen
dc.subjectPiagetian Theoryen
dc.titlePensamento combinatório e objetos digitais de aprendizagem : estudo construtivista nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001124131pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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