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dc.contributor.advisorLindner, Edson Luizpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Bruno Correia dept_BR
dc.date.accessioned2021-03-19T04:18:57Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219135pt_BR
dc.description.abstractO propósito deste trabalho é investigar as relações discursivas entre Ensino de Ciências e Educação das Relações Étnico-raciais emergentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)/Ensino Fundamental e documentação curricular complementar (Referencial Curricular Gaúcho – RS e Referencial Curricular do município de Canoas-RS). A razão do desenvolvimento da pesquisa centra-se no fato de que, para que haja respeito à diversidade étnico-racial, é necessária uma perspectiva de Ensino de Ciências que problematize aspectos estruturais e leve em conta práticas culturais não etnocentradas. Assim, em primeiro lugar, apresentamos uma contextualização do processo de elaboração desses documentos. Após, comparamos as alterações presentes na área de Ciências ao longo das três versões da BNCC e buscamos no texto a presença de termos que manifestassem explicitamente a discussão racial. Na sequência, através da abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD), tratamos de encontrar possibilidades implícitas na escrita dos objetivos de aprendizagem e habilidades que indiquem caminhos para o desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais em nível federal, estadual e municipal. Por fim, como estratégia final de análise apresentamos tensionamentos em relação aos modos como a recontextualização é apresentada nos documentos regionais. Os resultados apontam que houve mudança na abordagem entre as versões da BNCC, sendo a segunda a que mais aponta para uma perspectiva de contextualização sócio-histórico-cultural, porém nenhuma revela de maneira explícita uma discussão acerca de raça. Foi possível encontrar possibilidades implícitas nos dados, quando esses são confrontados com produções acadêmicas que detalham possíveis contribuições do Ensino de Ciências para a educação das relações étnico-raciais. Por fim, observamos um processo de recontextualização nos documentos regionais onde, a nível estadual, a reinterpretação do discurso pedagógico oficial explicita tópicos anteriormente ocultos, enquanto no munícipio de Canoas mantém-se um forte alinhamento com o texto proposto pela BNCC.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this work is to investigate the discursive relations between Science Teaching and Education of Ethnic-racial Relationships, emerging from Base Nacional Comum Curricular (BNCC)/Ensino Fundamental and complementary curricular documents (Referencial Curricular Gaúcho - RS and Referencial Curricular do município de Canoas - RS). The reason for this research centers on the fact that, in order to respect ethnic-racial diversity, it is necessary to have a Science Education perspective that problematizes structural aspects and takes into account non-ethnocentric cultural practices. Thus, we firstly present a contextualization of the process for preparing these documents. Afterwards, we compared the changes present in the Science area over the three versions of the BNCC and searched for terms in the text that explicitly express the racial discussion. Then, through the Discursive Textual Analysis (ATD) approach, we tried to find implicit possibilities in the learning objectives and skills that indicate paths to developt the education of ethnic-racial relations at federal, state and municipal levels. As a final analysis strategy, we present tensionings relating to the ways recontextualization is presented in regional documents. The results indicate a change in the approach among the versions of the BNCC, the second version having the most points for a social-historical-cultural contextualization perspective, however none of the versions discloses in an explicit way a discussion about race. It was possible to find implicit possibilities in the data, when they are confronted with academic productions that detail possible contributions of Science Education to the education of ethnic-racial relations. Finally, we observe a process of recontextualization in the regional documents where, at the state level, the reinterpretation of the official pedagogical discourse brings up previously hidden topics, while in the city of Canoas there is a strong alignment with the text proposed by the BNCC.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEducação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)pt_BR
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationsen
dc.subjectScienceen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectAnti-racist educationen
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleEnsino de ciências e educação das relações étnico-raciais : relações discursivas, recontextualização e possibilidades de articulação a partir da Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123640pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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